funpresp

Um novo decreto do governo federal suspendeu por mais 15 dias a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para empréstimos acordados entre 15 e 31 de dezembro deste ano. Com isso, os participantes que contratarem consignados junto à Funpresp até o prazo final do decreto e ainda aqueles que já têm empréstimo com a Entidade e desejarem trocar a tabela SAC pela Price serão beneficiados pela medida.

Mesmo sem a incidência de IOF na operação, o participante deve observar outros encargos, como a taxa de administração, a taxa para o Fundo de Liquidez e de Quitação por Morte (FLQM) e a taxa de juros do consignado. Para quem migrar da tabela SAC para Price, não há cobrança desses encargos (com exceção da taxa de juros).

Para obter o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo, o participante deve realizar uma simulação individual na Sala do Participante. Reunimos, ainda, todas as informações sobre contratação, taxas de juros, requisitos para solicitar o empréstimo e como contratar neste infográfico.

Pandemia – A alíquota do IOF foi zerada no início da pandemia do novo coronavírus, para contratos a partir de 3 de abril, e restabelecida em 26 de novembro de 2020 com o objetivo de custear o auxílio à população do Amapá, que sofreu com apagões de energia no mês passado. Na prática, a medida reduz o valor total do empréstimo contratado.