funpresp

Suplente assume a vaga e presidência aguarda indicação do Poder Executivo, conforme previsto no Estatuto da Fundação

A Funpresp-Exe informa que o Presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo de Siqueira Freitas, encaminhou nesta segunda-feira, 03 de julho, correspondência solicitando seu desligamento do órgão estatutário da entidade, em função de sua exoneração do serviço público, a pedido, publicada no Diário Oficial da União.  

A vaga aberta será ocupada pelo conselheiro suplente, o servidor Eduardo Bergamaschi Felizola, que é administrador lotado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Conforme disposto no Estatuto da Funpresp-Exe, o Poder Executivo definirá, entre os três conselheiros indicados pelos patrocinadores que seguem em seus mandatos, quem assumirá a posição de presidente.  

O Estatuto da Funpresp-Exe prevê que os Conselhos Deliberativo e Fiscal terão composição paritária entre representantes dos patrocinadores e dos participantes. Todos os membros deverão, obrigatoriamente, ser servidores públicos e participantes ou assistidos de algum dos planos de benefícios administrados pela Fundação com, no mínimo, trinta e seis contribuições mensais. O mandato dos conselheiros é de quatro anos. 

Além disso, os conselheiros deverão ter comprovada experiência no exercício de atividade na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria; não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado; não ter sofrido penalidade administrativa por infração da legislação da seguridade social, inclusive da previdência complementar ou como servidor público; ter formação de nível superior; não ter exercido atividades político-partidárias em período inferior a dois anos antes da data nomeação; e não ter firmado contratos ou parcerias, como fornecedor, comprador, demandante ou ofertante de bens e serviços de qualquer natureza, com a Funpresp-Exe ou com algum de seus patrocinadores, em período inferior a dois anos antes da data da nomeação. 

Carta do Presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo de Siqueira Freitas 

Prezados conselheiros, diretores, colaboradores, participantes e assistidos da Funpresp-Exe, 

Após 7 anos, encerro minha participação no Conselho Deliberativo da Funpresp-Exe agradecendo imensamente a confiança e parceria dos colegas conselheiros, todos igualmente servidores e participantes, e também dos gestores e colaboradores que ora exercem suas funções ou passaram pela entidade neste período. 

Juntos contribuímos, ao longo desse período, com a consolidação de uma instituição sólida, transparente e totalmente dedicada a entregar ao servidor público dos poderes Executivo e Legislativo planos de previdência complementar focados na proteção previdenciária de seus participantes e de suas famílias, visando um futuro tranquilo para todos.  

A previdência complementar é uma realidade para os servidores públicos federais e a Funpresp-Exe completa 10 anos em 2023 com uma jornada de segurança, credibilidade e transparência na administração de um patrimônio de R$ 7,6 bilhões, pertencentes a mais de 105 mil participantes em todo o Brasil.  

Deixo o Conselho Deliberativo por estar também deixando o serviço público federal, e com muito orgulho do trabalho realizado e dos resultados alcançados, estando certo de que os que continuarão cumprindo suas missões na entidade seguirão construindo uma instituição cada vez mais robusta.  

A Funpresp é de todos os servidores, feita por servidores e para servidores.  

Obrigado por permitirem que eu tenha tido a honra de fazer parte dessa história! 

Abraços a todos, 

Marcelo de Siqueira Freitas.