funpresp

Economia da Funpresp é maior do que a média registrada pelos fundos de pensão públicos  

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc publicou recentemente a décima primeira edição do relatório sobre despesas administrativas das EFPC, referente ao exercício de 2021. De acordo com o documento, a Funpresp reduziu a sua despesa administrativa por participante e assistido de R$ 589,00, em 2020, para R$ 503,24, em 2021, o que caracteriza uma redução de 14,5%. A economia foi quase o triplo da média apresentada pelas entidades de patrocinadores do setor público, que, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), foi de 5%. 

“A redução apontada pelo estudo é retrato dos esforços da Entidade em realizar a gestão das reservas dos participantes de forma eficiente, otimizando investimentos em sistemas, compliance e pessoal, além da captação de novos participantes – o que impacta diretamente na escala operacional. Isso reforça o nosso compromisso em maximizar o retorno ao participante”, aponta Cristiano Heckert, diretor-presidente da Funpresp.  

Heckert lembra que a Funpresp não cobra taxa de administração. As despesas administrativas da Fundação são custeadas pela taxa de carregamento – a única taxa cobrada pela Funpresp –, que incide apenas sobre a contribuição mensal regular, preservando a rentabilidade da reserva individual do participante. Quanto mais tempo permanecer na Funpresp, menor será a taxa de carregamento paga pelo servidor. 

Desde a sua criação, em fevereiro de 2013, a Funpresp já reduziu a taxa de carregamento em quatro vezes. A última redução ocorreu em junho de 2020.  

Relatório 

O Relatório das Despesas Administrativas das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, da Previc, contribui para o desenvolvimento da gestão operacional das entidades de previdência complementar e estimula a transparência do setor. A edição relativa a 2021 foi publicada no último mês de julho e está disponível no site do órgão