funpresp

Especialistas orientam mulheres a investir no futuro com inteligência e determinação 

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8 de março, a Funpresp divulgou um debate sobre previdência, a mulher no mercado financeiro, autonomia e protagonismo nos investimentos. A diretora de Seguridade da Fundação, Regina Dias, convidou a especialista em atuária, finanças, e conselheira do “Sou Segura”, Thereza Moreno, para uma conversa descontraída na sede da Funpresp. Elas deram várias dicas e orientaram mulheres a investir no futuro com inteligência e determinação.  

O vídeo está em todas as plataformas de áudio e vídeo e faz parte da Campanha Funpresp Mulher+, que reúne uma série de ações da Funpresp em celebração ao mês da mulher. Dentre elas estão uma promoção especial para as participantes mulheres que contratarem a Parcela Adicional de Risco (PAR); atendimentos exclusivos realizados por mulheres especialistas e ainda uma pesquisa para identificar o que as mulheres desejam quando pensam em futuro e segurança. 

Clique aqui e saiba mais sobre a Campanha Funpresp Mulher+

Regina e Thereza debateram sobre a participação da mulher nas finanças da família. Uma pesquisa divulgada pelo Serasa, em 2023, apontou que 88% das mulheres têm participação nas despesas domésticas. Dessas, 38% são as principais responsáveis pelo provimento da casa. E 24% dividem igualmente essa responsabilidade com seu parceiro ou parceira. 

Desequilíbrio se combate com educação, planejamento e protagonismo 

Para Thereza, há um equilíbrio nas despesas, mas as oportunidades não são as mesmas. “E não é por falta de escolaridade. O Censo da Educação Superior de 2017 apontou que 57% das matrículas realizadas no Ensino Superior são de mulheres. E, entre os que concluem cursos de graduação, 61% são mulheres. Mas a diferencia salarial existe. Há dados que indicam que 25% das mulheres têm salário abaixo do que os homens, ainda que tenham a mesma escolaridade. Então, precisamos falar sobre esse assunto”, alertou Moreno. 

Outro dado apontado durante a conversa foi quanto à expectativa de vida dos brasileiros. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) – divulgados em novembro de 2023 – mostram que as mulheres no Brasil vivem mais que os homens. A expectativa de vida da mulher é de 79 anos, na média, enquanto a dos homens é de 72 anos. Regina Dias destacou a importância de as mulheres terem uma Previdência Complementar e, também, buscarem maneiras de incrementar os benefícios de pensão para seus filhos e no caso de uma invalidez. 

“Se a mulher tem uma expectativa de vida maior, e se aposenta normalmente mais cedo do que os homens, isso significa que ela vai ter menos tempo para acumular antes de se aposentar e mais tempo para gastar o que acumulou, o que acaba resultando numa renda mensal menor. Por isso, é importante que ela seja protagonista da sua previdência e faça bons investimentos, além de possivelmente fazer aportes mais frequentes, além daqueles descontados normalmente”, explicou Dias. 

Dicas importantes para ficar bem com o futuro 

As especialistas Moreno aproveitaram exemplos de mulheres de diferentes perfis para dar dicas de planejamento financeiro. E, ao final, Thereza e Regina listaram cinco dicas que não podem ficar no planejamento financeiro e previdenciário: 

1) Tenha uma ferramenta para organizar e acompanhar despesas e receitas 

2) Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo. Se os caminhos mudarem, recalcule a rota. 

3) Diversifique sua carteira de investimentos 

4) Procure ajuda de um profissional qualificado 

5) Tenha uma reserva para imprevistos 

PAR Mulher + Segura 

Servidoras participantes da Funpresp que contratarem a Parcela Adicional de Risco – PAR entre os dias 1º e 29 de março terão o desconto efetivado no contracheque apenas em maio de 2024. A promoção faz parte das ações realizadas pela Funpresp no mês da Mulher. A PAR garante proteção financeira às participantes e suas famílias em casos de incapacidade permanente ou morte. 

A Funpresp quer te ouvir! 

Entre 8 e 18 de março, a Funpresp vai realizar uma pesquisa para ouvir as participantes, fortalecer o relacionamento, aprimorar os serviços, criar soluções dedicadas às mulheres e construir uma agenda permanente de promoção à diversidade e equidade. Responder a pesquisa é seguro e rápido. As participantes receberão o link para o formulário por e-mail. Só leva 5 minutos. Participem!