funpresp

Adesão demonstra compromisso da Fundação em realizar investimentos que promovam a responsabilidade social, ambiental e de governança 

A Funpresp aderiu aos Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês), uma iniciativa de investidores, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um sistema financeiro global mais sustentável. 

Ao aderir ao PRI, a Funpresp se compromete a colocar em prática os seis Princípios para o Investimento Responsável. São eles:  

  • Incorporar os temas Ambiental, Social e Governança (ESG, na sigla em inglês) às análises de investimentos e aos processos de tomada de decisão;  
  • Ser proativa e incorporar os temas ESG às políticas e práticas de propriedade de ativos; 
  • Buscar sempre fazer com que as entidades nas quais a Funpresp investe divulguem suas ações relacionadas aos temas ESG; 
  • Promover a aceitação e a implementação do PRI dentro do seu setor de investimentos; 
  • Trabalhar para ampliar a eficácia na implementação dos Princípios; e  
  • Divulgar relatórios sobre atividades e progresso da implementação do PRI.  

Para o diretor-presidente da Funpresp, Cristiano Heckert, a adesão ao PRI dialoga com os três principais pilares do plano estratégico da Fundação: foco no participante, investimentos sólidos e governança robusta. “Quando falamos em investimentos sólidos, existe uma gama de indicadores que mostram que as empresas que se preocupam com sustentabilidade e ESG, em todas as suas dimensões, são mais lucrativas a longo prazo. O PRI fortalece a governança porque a organização tem que se desenvolver nos aspectos ESG para investir melhor. E foco no participante porque nossos participantes cada vez mais se preocupam e valorizam essa temática”, explicou Heckert.  

O documento de adesão ao PRI foi assinado durante a 6ª Feira da Previdência, que aconteceu em 22 de novembro de 2023, em Brasília. No evento, esteve presente Denísio Liberato, CEO na BB Asset Management e membro do Conselho Global do PRI, que destacou que, ao assinar o pacto, a Funpresp “se junta aos maiores fundos de pensão do mundo e terá um portfólio muito diferente daqui a alguns anos, procurando investimentos verdes e alternativas de crescimento exponencial, tudo isso com o apoio e ferramental que o PRI vai disponibilizar para a Fundação.” 

Funpresp e ESG 

O Conselho Deliberativo da Funpresp aprovou, em sua 120ª Reunião Ordinária, realizada em 24 de fevereiro de 2023, a Política de Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança, e dispõe sobre os princípios e as diretrizes ESG no âmbito da Fundação. 

Na sequência, a Diretoria-Executiva aprovou um Programa ESG, que abrange um conjunto de ações em diversas perspectivas, como diversidade, consumo responsável, bem-estar dos colaboradores e investimentos e levou em consideração os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil da Organização das Nações Unidas (ONU) e o guia “Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis”. Além disso, a Funpresp realizou uma avaliação comparativa com outras entidades a fim de definir o plano de ação a partir da análise das melhores práticas de mercado.