funpresp

Participantes que contribuem regularmente e com aportes facultativos têm direito a benefícios fiscais na “mordida do leão” 

Começa na próxima sexta-feira, 15 de março, o prazo para envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Com a chegada do período de acerto de contas com o Fisco, que vai até o dia 31 de maio, a Funpresp orienta os Participantes a como ter acesso aos Informes de Rendimento das contribuições feitas ao fundo de previdência. 

Quanto ao demonstrativo referente às contribuições regulares, aquelas que são descontadas em folha, o documento é entregue pelo órgão ao qual o servidor público é vinculado. Já a documentação referente às contribuições feitas por boleto bancário, como as facultativas esporádicas e as dos autopatrocinados, entre outras, que não são descontadas em folha, o Informe de Rendimentos destes casos fica disponível na Sala do Participante. 

Importante lembrar que os participantes da Funpresp que contribuem regularmente e com aportes facultativos à Fundação ganham descontos na “mordida do Leão” que podem chegar até 20,5% dos rendimentos tributáveis. Nas contribuições facultativas, por exemplo, que são livres de taxas e revertidos 100% para a reserva, a dedução no IRPF pode chegar até 12%. 

Nos casos de participantes que tomaram empréstimo na Funpresp e precisam do demonstrativo, o documento também pode ser consultado e baixado via Sala do Participante. 

Ex-participantes, assistidos e beneficiários que receberam da Funpresp em 2023, sejam em forma de pagamento de benefício ou de resgate de valores, também precisam informar à Receita Federal a título de declaração. O documento para esses casos foi enviado por e-mail. 

A Funpresp recomenda que os Servidores Públicos e Participantes da Fundação se programem para o período de acerto de contas com o Fisco. Declarações enviadas fora do prazo fixado pela Receita Federal estão sujeitas a multa mínima de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devido. Não deixe para a última hora. 

Caso ainda tenha dúvidas ou precise de ajuda, Entre em contato conosco pelo 0800 282 6794, WhatsApp ou faleconosco@funpresp.com.br.