funpresp

O Conselho Deliberativo da Funpresp discutiu, no último dia 17 de novembro, estudo com vistas à disponibilização aos participantes de um perfil de investimentos composto exclusivamente por títulos públicos.

Os quatro atuais perfis de investimentos da Funpresp, implantados em 2020, são obtidos a partir de duas carteiras gerenciais: Preservação e Performance. A primeira visa a preservação do poder de compra do participante. Já a segunda busca, com segurança, a otimização do prêmio de risco. Em ambos os casos, o horizonte do investimento é o longo prazo. Enquanto a carteira Preservação é composta exclusivamente pelos segmentos de renda-fixa (títulos públicos e privados), imobiliário e operações com participantes, a carteira Performance pode ter todos os segmentos de aplicação previstos na legislação e na Política de Investimentos da Fundação.

A Diretoria-Executiva da Funpresp apresentou ao Conselho estudo com possibilidade de ajuste no modelo, onde a carteira Preservação passaria a contar somente com títulos públicos. Em complemento, o prazo desses títulos na carteira Preservação seria reduzido, de modo a suavizar flutuações de preços, enquanto a carteira Performance passaria a concentrar títulos públicos mais longos, ao lado dos outros ativos.

Marcação a mercado dos títulos públicos e a atual revisão da regulação do Sistema de Previdência Complementar

Outro ponto de discussão foi o impacto da resolução do Conselho Nacional de Previdência Complementar, de 2020, que tornou obrigatória a marcação a mercado dos títulos públicos. Com ela, os resultados dos investimentos da Funpresp, e das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, se tornaram mais voláteis impondo novos desafios ao casamento dos prazos médios dos títulos públicos (ativo) com os prazos médios dos compromissos de pagamento futuros de benefícios (passivo).

Mais recentemente o governo instituiu Grupo de Trabalho para revisar a regulação do Sistema de Previdência Complementar, sendo a questão da marcação ou não a mercado de títulos públicos para planos de contribuição definida (tipo de plano da Funpresp) um dos temas em discussão, com repercussões diretas sobre as estratégias de investimento das Entidades.

Após a as conclusões do Grupo de Trabalho regulatório, a Funpresp retomará a análise de um modelo de perfis de investimento com disponibilização de perfil exclusivo em títulos públicos