funpresp

Em solenidade realizada nessa sexta-feira (26/01) tomaram posse 21 membros titulares e suplentes dos Comitês Deliberativo e Fiscal e dos Comitês de Assessoramento Técnico ExecPrev e LegisPrev. Os empossados vão cumprir mandato de quatro anos, e se juntam aos demais membros dos órgãos colegiados que encerram seu mandato em 2025.

Clique aqui e conheça a composição dos Conselhos e Comitês da Funpresp

Desse total, 10 titulares e suplentes foram eleitos no pleito realizado em setembro de 2023. Os outros 11 titulares e suplentes foram indicados pelos patrocinadores. Cabe destacar que os órgãos colegiados da Funpresp têm composição paritária entre representantes dos patrocinadores e dos participantes assistidos, sendo renovados a cada dois anos.

Durante a solenidade de posse, o diretor-presidente da Funpresp, Cícero Dias, desejou boas-vindas aos novos conselheiros e membros dos comitês e ressaltou que a Entidade parte para um novo ciclo de gestão previdenciária, mas sempre pautada pela transparência, integridade e ética e com a missão de zelar pela segurança e prosperidade do servidor.

Dias também reforçou que a Funpresp está em busca do maior engajamento dos participantes. “Tivemos eleições históricas, com mais de 11 mil votos, o que representou 10% dos nossos participantes. Mas estamos trabalhando na busca da participação de todos, para que a Funpresp seja cada vez mais diversa e represente ainda mais a vontade dos nossos participantes”.

O presidente do Conselho Fiscal da Fundação, Dimas Ribeiro, destacou que a Funpresp é uma Entidade que preza pela eficiência, eficácia e efetividade. “Nós cuidamos daquilo que é coletivo, do interesse de 107 mil famílias. Isso aumenta nossa responsabilidade. Temos que fazer parte dessa política pública (previdência complementar), que é um direito do servidor, sem interesses pessoais”.

Já o presidente do Conselho Deliberativo, Bráulio Cerqueira, reforçou que a solenidade de posse mostra a robustez da governança da Funpresp. “Não apenas pelo respeito a toda a legislação e normativos para seleção e indicação dos conselheiros, e processo seletivo para escolha dos diretores, mas também pela transparência e seriedade que esses processos foram conduzidos em meio a mudanças de governo e ciclo político. Dá muito orgulho de ver essa robustez, protegendo quem tem que ser protegido: o participante, o patrimônio e as famílias que estão envolvidas”.

Eleições 2023

A eleição de 2023 teve três votações: a primeira durou de 1º a 10 de setembro e obteve 5.260 votos. Segundo o Regulamento Eleitoral, por ter registrado menos que 10% do total de eleitores (10.633), foi necessário abrir uma segunda votação, que durou de 11 a 15 de setembro, sem descarte dos votos obtidos na 1ª fase.  

A 2ª votação computou 8.859 votos, também abaixo do quórum mínimo, o que provocou a última prorrogação (3ª votação), de 16 a 20 de setembro, sem descarte dos votos. De acordo com o regulamento, a última votação deveria ser encerrada com qualquer quantidade de votos, o que ocorreu com total de 11.171 votos.

Composição dos Colegiados

Tomaram posse como membros titulares do Conselho Deliberativo Bráulio Santiago Cerqueira (que o preside), André Machado Gonçalves e Ilka Gislayne de Melo Souza. Como suplentes, Roberto Seara Machado Pojo Rego, Luís Ronaldo Martins Angoti e Carolina Venturini Marcelino.

No Conselho Fiscal tomaram posse como membros titulares: Marcelo Dias Varella e Márcia Fernanda de Oliveira Tapajós. Como suplentes, Carlos Vinícius Brito Reis e Antônio Fiuza de Souza Landim.

Compõem o Comitê ExecPrev e tomaram posse como membros titulares:  Bruno Felix de Almeida, Teomair Correia de Oliveira e Narlon Gutierre Nogueira. Como suplentes, Pedro Henrique de Castro Fiquene, Cynthia Beltrão de Souza Guerra Curado e Ana Maria da Silva Figueiredo.

Já no Comitê LegisPrev tomaram posse André Vilanova da Silva, Rodrigo de Andrade Moreira e Erwin Nogueira de Andrade como membros titulares; e Mateus Szwarcwing e Diomar Côrrea da Costa Neto como suplentes.