funpresp

O resultado foi 1,4 ponto percentual acima do índice de referência (0,69%) e foi impulsionado, principalmente, por títulos públicos federais de longo prazo 

A carteira consolidada da Funpresp, no mês de maio, apresentou resultado positivo de 2,09%, impulsionada principalmente pelos títulos públicos federais de prazos mais longos e pelo desempenho das carteiras de ações domésticas. Com isso, o resultado geral da carteira acumulou alta de 5,92% no ano, enquanto o Índice de Referência, objetivo de rentabilidade a ser perseguido pela Fundação, teve alta de 4,79% no mesmo período.  

No acumulado dos últimos 12 meses, os investimentos da Fundação renderam 9,33%, ficando acima do Índice de Referência (8,23%), da Poupança (8,38%), do Dólar (7,76%) e, ainda, do Ibovespa (-2,71%), principal índice de ações brasileiro. 

Os investimentos da Funpresp atingiram resultado positivo de 176,79% no acumulado desde fevereiro de 2013 – quando tiveram início as atividades da Fundação – até o final de maio de 2023. A Fundação manteve rentabilidade acumulada superior ao registrado pelos Títulos Públicos (156,47%), CDI (141,38%), Ibovespa (88,04%), poupança (79,75%) e ao Índice de Referência (173,70%). 

O Diretor de Investimentos da Funpresp, Gilberto Stanzione, destaca que o processo de diversificação da carteira da Fundação nos últimos anos incluiu a contratação de fundos de ações locais, fundos de ações no exterior, fundos multimercados e mais recentemente fundos de crédito privado, mas os títulos públicos continuam sendo o carro-chefe dos investimentos da Funpresp. 

No cenário nacional, Stanzione pontua que o movimento de redução da inflação tem se consolidado, enquanto o nível de atividade segue surpreendendo positivamente. “Apesar de as previsões sinalizarem uma inflação superior à meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional para 2023, elas também indicam que a taxa básica de juros deve começar a cair em algum momento, provavelmente no segundo semestre”, aponta. 

Distribuição dos recursos 

Os títulos públicos continuaram prioritários na carteira de investimentos da Funpresp. Em maio, eles representaram 78,26% da alocação dos recursos, com foco nos resultados de longo prazo. Os demais recursos foram investidos em aplicações em Títulos de Crédito Privado (8,02%), Ações (7,51%), Operações Compromissadas (3,29%), Investimentos no Exterior (1,76%) e Operações com Participantes (1,17%).  

 A Fundação fechou o mês de maio com patrimônio administrado de R$ 7,44 bilhões, sendo 64,3% deste valor administrado por gestão própria e 35,7% por gestão terceirizada. A Funpresp tem atualmente mais de 105 mil participantes ativos. 

Mais informação sobre investimentos 

Para os participantes que gostam de ficar por dentro do cenário econômico nacional e internacional e entender melhor como todos estes números influenciam na rentabilidade dos planos ExecPrev e LegisPrev, a Funpresp lançou, no início de junho, uma nova publicação – o Radar de Investimentos.  O material será mensal e a primeira edição já pode ser conferida aqui.  

Além disso, também já foi ao ar a nova edição do podcast Panorama Funpresp. Confira!