funpresp

O regime previdenciário brasileiro possui caráter mutualista, onde os participantes na ativa são responsáveis por parte do pagamento feito aos beneficiários. Isto é, para se manter o equilíbrio, é necessário um número maior de trabalhadores em atividades remuneradas do que de beneficiários na previdência. 

Com as mudanças demográficas, relacionadas ao crescimento da expectativa de vida do brasileiro e a queda da natalidade, o modelo tradicional de aposentadoria dos trabalhadores precisou ser repensado, dando origem à política pública de complementação previdenciária. 

“Mas a Previdência Complementar é uma política pública?”

Para responder à pergunta, a Funpresp convidou para uma conversa acerca do tema a coordenadora geral da Secretaria de Previdência, servidora do Tesouro Nacional e participante da Funpresp, Márcia Paim Romera. Nela, Paim explica sobre o atual momento previdenciário e como foi pensada e desenvolvida a previdência complementar brasileira. 

Ouça agora o episódio especial do Podcast Funpresp, disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Anchor, Google Podcasts, Apple Podcasts e CastBox