funpresp

Você sabia que é possível aumentar o benefício fiscal na declaração de Imposto de Renda do ano que vem e, de quebra, engordar sua poupança previdenciária? Para isso, basta solicitar um aporte extraordinário até o dia 20 de dezembro. Assim, a contribuição será contabilizada ainda no ano fiscal de 2019 e poderá ser deduzida da base de cálculo do IR no ano que vem. Confira no simulador elaborado pela Funpresp quanto você pode ter de benefício fiscal na declaração de 2020.

Mas o que são os aportes extraordinários?

São as contribuições feitas pelo participante além daquelas já programadas. São voluntárias e podem ser solicitadas a qualquer momento pela Sala do Participante. Elas podem ser mensais ou esporádicas e não têm contrapartida do patrocinador.

Quais são as vantagens do aporte extra?

Essas contribuições extras, além de aumentarem a reserva individual do servidor, também podem ser deduzidas do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). É possível aproveitar o benefício fiscal de até 12% dos rendimentos tributáveis no IRPF e, com o cálculo certo, converter o valor que iria para o leão em recurso para a poupança previdenciária do participante.

Como fazer a contribuição extraordinária?

Pela Sala do Participante, no menu à esquerda, clique em “Solicitações” e, em seguida, no item “Solicitar Contribuição Facultativa”. Basta preencher, no campo correspondente, o valor com o qual deseja contribuir e clicar em “Enviar”. Depois de efetuada a solicitação, o participante deve aguardar o comunicado via e-mail de que o boleto está disponível na Sala do Participante. O boleto é gerado sempre na terça-feira da semana seguinte à solicitação.

Para obter o benefício fiscal no IRPF 2020, preencha o segundo campo, chamado contribuição facultativa esporádica. O recolhimento será feito pontualmente por boleto bancário, com o valor solicitado.

Diferentemente das contribuições básica (Ativo Normal) ou alternativa (Ativo Alternativo), já programadas com a adesão, os valores aportados de maneira extraordinária estão livres de taxa de carregamento e, portanto, são 100% destinados para a reserva individual.