funpresp

Percentuais valem para créditos concedidos a partir de 16/07; contratos já firmados não sofrem alteração

A Funpresp publicou as novas taxas de juros praticadas para empréstimos concedidos a partir desta terça-feira, 16 de julho de 2019. Os percentuais não atingem os contratos firmados anteriormente, que continuam com a mesma taxa prevista em contrato.

A taxa de juros é prefixada e está atrelada ao prazo de concessão do empréstimo – quanto maior o período de contratação, maior será o custo da operação. Confira:

O empréstimo realizado junto à Fundação ocorre em consignação e agora pode ser solicitado pelo aplicativo da Funpresp para smartphones. As prestações são debitadas mensalmente do contracheque do servidor. O valor mínimo para o empréstimo é de R$ 7 mil, enquanto o máximo é de quatro vezes a remuneração do servidor. Vale ressaltar que o crédito também é condicionado à reserva do participante na Entidade e à disponibilidade de margem consignável.

Requisitos para a contratação de empréstimo:

– Ser filiado ao Plano ExecPrev há, pelo menos, 12 meses consecutivos, e ter o seu contracheque gerado pelo Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (Sigepe);

– Ter reserva previdenciária mínima de R$ 7 mil;

– Disponibilidade em margem consignável;

– Ter entre 18 e 64 anos.

Vale ressaltar que o total de crédito concedido por participante é limitado ao saldo da reserva individual.

Antes de solicitar:

É necessário autorizar a Funpresp como consignatária por meio do Sigepe. Para isso, o participante deve seguir os passos:

– Acessar www.servidor.gov.br, clicar no ícone “Sigepe Servidor e Pensionista” e fazer o login no sistema;

– Buscar o menu “Consignações” > “Gerar Autorização de Consignatária”;

– No campo “Tipo de Consignação”, o servidor deve indicar “margem de 30%” e, em “Instituição”, indicar “Funpresp-Exe”;

– O participante receberá e-mail automático no endereço cadastrado junto ao Sigepe, com um código para validar a operação. Inserindo o código, o servidor autoriza a Funpresp como consignatária e tem 30 dias para validar a operação.