funpresp

Foram empossados 10 eleitos pelos participantes e nove indicados pelos patrocinadores para os conselhos paritários da Funpresp

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (25/10), tomaram posse 19 conselheiros e membros de comitês para um mandato de quatro anos (de 2019 a 2023). Os empossados vão ocupar cadeiras nos Conselhos Deliberativo e Fiscal e nos Comitês de Assessoramento Técnico dos Planos ExecPrev e LegisPrev. A Entidade é formada por órgãos colegiados paritários, isto é, com representantes da União, indicados pelos patrocinadores, e dos participantes, eleitos diretamente por seus pares.

Do total, 10 titulares e suplentes foram eleitos diretamente pelos participantes, em pleito realizado em fevereiro deste ano. Os outros nove titulares e suplentes foram indicados pelos patrocinadores. Todos já participaram das reuniões ordinárias do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo, realizadas também nesta sexta-feira. 

Durante a cerimônia de posse, o diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena, desejou as boas-vindas aos novos conselheiros e ressaltou o desafios dessa gestão. “Estamos vivendo um novo momento que é uma lição de governança, um processo rico que visa melhorar o desempenho da Funpresp. Mas os desafios estão sempre postos, somos uma Fundação recente e esperamos que esses conselheiros possam fazer um bom trabalho. Nesse sentido, nosso objetivo é reforçar o que já foi feito, como a adoção de processo seletivo público para a escolha de dirigentes e reforçar a transparência. É um momento de reflexão e afirmação da Funpresp”, afirmou.

Nesse contexto, o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Siqueira, destacou que a Fundação deve se colocar à frente dos desafios do mercado. “A Funpresp é uma Entidade jovem ainda e ela deve ser longeva porque, quando precisarmos, ela tem que estar à espera, consolidada, para honrar os compromissos previdenciários. Ao longo do tempo que essa Fundação existir, os desafios que serão enfrentados nesta gestão não são os mesmos da gestão anterior nem serão iguais aos desafios que virão”, disse.

A presidente do Conselho Fiscal, Luz Milena, considerou proveitosa a primeira reunião com os novos membros. “Espero que todos possamos trabalhar juntos para contribuir com o crescimento da Funpresp e defender o interesse dos participantes. Acho que a primeira reunião foi muito produtiva o objetivo é continuar trabalhando juntos para representar da melhor forma os nossos participantes, sempre lutando pela transparência e pelos ideais que a Funpresp preza”, destacou.

Representante dos participantes empossado no Conselho Deliberativo, Thiago Feran, falou em nome de todos os eleitos. Feran, que é especialista em regulação da Agência Nacional de Aviação Civil, reforçou a responsabilidade da Funpresp em prover segurança previdenciária aos mais de 90 mil participantes. “Mais do que um mandato, hoje estamos assumindo um ônus público. São famílias que muitas vezes dependem só do benefício que um participante recebe. Hoje assumimos um encargo e uma obrigação. Sei que com todos os que são empossados aqui hoje e com os nossos participantes, essa missão ficará mais fácil”, declarou.

Representante dos patrocinadores, Wagner Lenhart, que é secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, destacou que a parceria entre os departamentos de pessoal dos órgãos patrocinadores e a Funpresp consolida a confiança do servidor na Fundação. “Dentro desse olhar em que os departamentos de RH se preocupam em orientar os servidores quanto à importância da preparação para o futuro, a aposentadoria e o planejamento previdenciário, a Funpresp é um parceiro e um componente importante que precisamos trabalhar e nos aproximar sempre. Isso faz eles confiarem cada vez mais no trabalho desenvolvido aqui dentro”, finalizou.

Processo eleitoral

As eleições foram realizadas em fevereiro deste ano, com número recorde de chapas inscritas: foram 11 grupos interessados em participar do pleito, que contou, ainda, com três debates entre os candidatos.

Foram realizados dois turnos de votação, já que o primeiro não atingiu o quórum necessário (5.451 votantes). No primeiro turno, foram computados 3.708 votos; no segundo, 4.021. Todo o processo de apuração de resultados foi transmitido ao vivo pelo perfil da Funpresp no Facebook, acompanhado por representantes das chapas e por auditores independentes.

À época, a Funpresp elaborou um site especial com todas as informações sobre as eleições, como atas, regulamentos e notícias. No espaço, os concorrentes puderam divulgar suas propostas e seus candidatos. No entanto, as chapas foram as responsáveis pela realização da sua campanha eleitoral e divulgação das suas plataformas. Confira as chapas eleitas:

Conselhos Deliberativo e Fiscal: Chapa 03 – Estratégia e Segurança para o Futuro – 1.477 votos
Membros: Luís Ronaldo Martins Angoti – Conselho Fiscal (titular) e Mário Pereira de Pinho Filho – Conselho Fiscal (suplente)
Thiago Feran Feitas Araújo (recondução) – Conselho Deliberativo (titular), Inês Ramos Cavalcanti – Conselho Deliberativo (suplente), Marcelo Coelho de Sá – Conselho Deliberativo (titular) e Luiz Carlos Santos Junior – Conselho Deliberativo (suplente)

Comitê de Assessoramento Técnico do Plano ExecPrev: Chapa 01 – União para o Futuro – 1.527 votos
Membros: Leonardo Almeida de Magalhães (titular) e Gildo Machado Gomes (suplente) 

Comitê de Assessoramento Técnico do Plano LegisPrev: Chapa 11 – Futuro da Funpresp – 261 votos
Membros: Fernando Facchin Filho (titular) e Pedro Fernando de Almeida Nery Ferreira (suplente)


Membros indicados pela União

Conselho Deliberativo
Marcelo de Siqueira Freitas (recondução) – titular e presidente
Gleisson Cardoso Rubin – suplente
Wagner Lenhart (recondução) – titular

Conselho Fiscal
Leandro Lima Galvão – titular
Cristiano Rocha Heckert – suplente 

Comitê de Assessoramento Técnico do Plano LegisPrev
Diomar Corrêa da Costa Neto (recondução) – titular e presidente
Bruno Alves Rocha – suplente
Gustavo Henrique Fideles Taglialegna – titular e presidente substituto
Erwin Nogueira de Andrade – suplente