Colegiados assessoram a Diretoria Executiva na tomada de decisões e acompanhamento de cenários

Para auxiliar a Diretoria Executiva no controle e organização da Funpresp, que administra os recursos previdenciários de mais de 84 mil participantes, existem os comitês de Investimentos e Riscos; de Conformidade e Controles Internos; de Seguridade; e de Tecnologia da Informação. Todos têm caráter consultivo.

O Comitê de Investimentos e Riscos é responsável por avaliar as propostas de investimentos que são feitos para Entidade e os riscos de cada uma. Entre as atribuições do colegiado, estão a emissão de pareceres sobre as aplicações, a análise da proposta anual da política de investimentos, a avaliação de estratégias, o acompanhamento de cenários e o monitoramento contínuo dos riscos de mercado. As reuniões acontecem uma vez por mês.

O Comitê de Conformidade e Controles Internos tem a finalidade de acompanhar a gestão integrada de riscos e as ações de aprimoramento dos controles internos da Funpresp. Para isso, o colegiado preza pelo cumprimento do Programa de Gestão de Riscos, que contém as diretrizes, metodologias e mecanismos usados para identificação, avaliação, tratamento e monitoramento dos riscos. O comitê faz uma reunião ordinária a cada quatro meses, mas pode haver convocações extraordinárias.

O Comitê de Seguridade é o responsável por assessorar e dar suporte técnico no planejamento e operação dos planos de benefícios administrados pela Funpresp. Entre as atribuições, estão a emissão de recomendações e pareceres sobre avaliações atuariais e de custeio dos planos ExecPrev e LegisPrev, a formulação de propostas sobre questões previdenciárias e o assessoramento na formulação de questionamentos dos participantes e assistidos relacionados a casos omissos ou de interpretação dos regulamentos. As reuniões acontecem a cada três meses, ordinariamente.

Por fim, o Comitê de TI tem a finalidade de propor a priorização dos projetos relacionados à tecnologia da informação, alinhando seus investimentos aos objetivos estratégicos da Funpresp e trabalha como apoio à Governança Corporativa da Fundação, em especial ao monitorar os valores destinados aos investimentos em TI, avaliar o planejamento dos investimentos quanto às aquisições de hardwaressoftwares e serviços de TI, e realizar estudos a fim de apoiar os processos de contratações de produtos e serviços de Tecnologia da Informação. O comitê se reúne a cada quatro meses.

Transparência – Todas as informações a respeito da formação e atividades dos comitês estão disponíveis no Regimento Interno da Funpresp. Também é possível acessar todas as atas das reuniões dos três colegiados (Conselhos Deliberativo e Fiscal e Diretoria Executiva), na aba “Transparência”, menu “Acesso à informação” do site.