funpresp

Até dia 31, os participantes Ativos Alternativos podem mudar o valor direcionado à sua reserva previdenciária

O mês de outubro abre uma janela de oportunidade para o Participante Ativo Alternativo alterar seu Salário de Participação. Com a mudança do valor da parcela, o participante tem a oportunidade de incrementar ainda mais sua reserva previdenciária e aumentar o benefício fiscal.

Apenas o Ativo Alternativo pode mudar o salário de participação, que pode variar entre a remuneração bruta do servidor e os valores mínimos de R$ 1.352,20 para o participante do ExecPrev e R$ 1.330,60 para o participante do LegisPrev. As alterações solicitadas terão efeito na folha de pagamentos de novembro. O salário de participação é o montante sobre qual incide a alíquota de contribuição (7,5%, 8% ou 8,5%), parcela que compõe a reserva individual do participante.

As redefinições podem ser realizadas diretamente pela Funpresp. O participante deve preencher o formulário de alteração de salário de participação – clique aqui para Plano ExecPrev e aqui para Plano Legisprev – e enviá-los, até o dia 31 de outubro, para o e-mail faleconosco@funpresp.com.br.

Benefício fiscal – Aumentando o salário de participação, o servidor tem a oportunidade de destinar à sua previdência complementar os valores que seriam pagos como imposto de renda. Mensalmente, o valor da contribuição à Fundação é deduzido da base de cálculo do imposto, gerando uma economia direta no contracheque. Assim, quanto mais o participante contribuir, maior será o benefício fiscal obtido. A dedução pode chegar a até 20,5%.