funpresp

Contribuição pode ser esporádica ou mensal e garante dedução de até 20,5% no IRPF

Os participantes da Funpresp podem engordar sua poupança previdenciária e ainda reduzir os valores pagos ao Leão. Isso é possível devido aos aportes facultativos, que podem ser regulares ou esporádicos. Fazendo essas contribuições extras, o participante consegue aumentar a dedução fiscal, até o limite de 20,5% dos rendimentos tributáveis, no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018, sendo até 8,5% na contribuição básica/alternativa e 12% na contribuição facultativa.

A Fundação desenvolveu um simulador onde você pode fazer o cálculo do seu benefício fiscal e um e-book para tirar suas dúvidas. Além de gerar a dedução no IRPF, as contribuições facultativas são livres de taxa de carregamento. Assim, os valores vão integralmente para a reserva individual do participante. O aporte, no entanto, não conta com a contrapartida do patrocinador.

O número de servidores que aproveitam essas vantagens para incrementar a reserva previdenciária e pagar menos tributo vem crescendo ano a ano. Em 2016 foram feitas 177 contribuições no valor total de R$ 1,2 milhão. Já em 2017 foram feitos 270 aportes, somando um valor total de mais de R$ 2,4 milhões.

Para requisitar o aporte extraordinário, é necessário preencher o Requerimento de Contribuição Facultativa e encaminhar o documento devidamente assinado para faleconosco@funpresp.com.br. Para contar com o benefício fiscal ainda em 2018, o participante deve fazer o requerimento até o dia 20 de dezembro. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo Fale Conosco do site ou pelo telefone 0800 282 6794.

Clique na imagem e acesse o E-book que a Funpresp preparou para ajudar você a pagar menos imposto em 2019.

Acesse aqui o Requerimento de Contribuição Facultativa – Plano ExecPrev

Acesse aqui o Requerimento de Contribuição Facultativa – Plano LegisPrev

Acesse aqui o simulador de benefício fiscal