funpresp

A Parcela Adicional de Risco, oferecida pela Funpresp, pode ser adquirida até mesmo por profissionais com atividade de risco como policiais federais

A Funpresp oferece aos participantes uma cobertura adicional para casos de morte ou invalidez. Essa cobertura, conhecida por Parcela Adicional de Risco (PAR), é um diferencial no mercado, pois a proposta é trazer segurança para o servidor de qualquer profissão, seja professor, analista, fiscal do Trabalho, policial federal ou até mesmo um piloto.

É o caso de Marlos Scheffer, auditor fiscal e piloto de helicóptero da Receita Federal desde 2006. Ele migrou do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC) e aderiu à Funpresp com contratação de PAR. Casado e pai de dois filhos, a profissão de risco em seu currículo fez o participante ter uma preocupação maior com a família, mas encontrou dificuldade ao procurar um seguro de vida no mercado.

“Por causa da profissão que exerço, sempre acabava tendo as minhas propostas negadas. Além disso, os custos da contração dessa cobertura eram sempre maiores”, conta o piloto. Na Funpresp, não importa a profissão do participante, todos os servidores podem contratar a PAR, principalmente porque o custo é consideravelmente menor.

O piloto de helicóptero Marlos Scheffer enxergou na Funpresp uma forma de cuidar do futuro da sua família

O diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena, destaca que o custo menor que os produtos semelhantes oferecidos por bancos e seguradoras é apenas uma das vantagens da cobertura. “Outra vantagem exclusiva da contratação da PAR é o benefício fiscal, pois o desconto mensal do Imposto de Renda, pela dedução da contribuição normal do participante, também se aplica à contribuição para coberturas de risco”, explica. Ele ressalta que a Entidade está sempre buscando oferecer os melhores produtos aos seus participantes.

O que é a PAR?

A Parcela Adicional de Risco (PAR) é uma proteção adicional e facultativa que pode ser contratada por participantes Ativo Alternativo ou Ativo Normal da Funpresp. O cálculo é feito com base no capital segurado escolhido pelo participante e transformado em benefício mensal a ser pago ao participante em caso de invalidez e aos beneficiários em caso de morte. O desconto relativo à PAR integra a rubrica de contribuição facultativa no contracheque do servidor mas não compõe a reserva individual.