Brasília, 20/11/2017 – Os participantes da Funpresp têm até 15 de dezembro para engordar a poupança previdenciária e ainda reduzir os valores pagos ao Leão. O benefício fiscal é possível por meio das contribuições facultativas, que são aportes voluntários – mensais, anuais ou esporádicos –, em valor definido livremente pelo participante.

Com as contribuições extras, o participante consegue aumentar a dedução fiscal, até o limite de 20,5% dos rendimentos tributáveis, no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018 – ano calendário 2017, sendo até 8,5% na contribuição mensal regular e 12% na contribuição facultativa esporádica.

A Funpresp disponibiliza um simulador no qual o participante pode fazer o cálculo do benefício fiscal – acesse aqui.

Além de gerar a dedução no IRPF, as contribuições facultativas são livres de taxa de carregamento, assim, os valores vão integralmente para a reserva individual do participante. O aporte, no entanto, não conta com a contrapartida do patrocinador.

Muitos servidores públicos têm aproveitado essas vantagens para incrementar a reserva previdenciária e pagar menos tributo. No último ano, foram aportados mais de R$ 1,4 milhão para a Fundação em contribuições facultativas neste período, com solicitações individuais de até R$ 80 mil.

Como fazer – Para requisitar o aporte extraordinário, é necessário preencher o “Requerimento de Contribuição Facultativa” (links abaixo) e encaminhar o documento devidamente assinado para o email faleconosco@funpresp.com.br.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo Fale Conosco do site ou pelo telefone 0800 282 6794.

Requerimento de Contribuição Facultativa – Plano ExecPrev – Acesse aqui
Requerimento de Contribuição Facultativa – Plano LegisPrev – Acesse aqui
Acesse aqui o simulador de benefício fiscal.