funpresp

Brasília, 01/04/2017 – Desde janeiro deste ano, a Funpresp realiza transição para novo sistema de gestão previdenciária, que foi adquirido com o objetivo de aumentar a segurança e a qualidade dos serviços prestados. Nesta fase, a Fundação esclarece que estão ocorrendo atrasos na habilitação da área restrita de novos participantes, bem como defasagem na atualização de informações do extrato e na liberação das cotas do plano. Isso ocorre porque a transição requer adaptação das equipes e dos órgãos patrocinadores, além de ajustes no layout dos arquivos a serem processados. Tais atrasos, entretanto, não gerarão nenhum prejuízo aos participantes, tendo em vista que o cálculo das cotas é realizado com base na data de entrada dos recursos.

O novo sistema de TI, obtido por meio de licitação e já consolidado no setor de previdência complementar, foi customizado especificamente para a Funpresp, atendendo às particularidades da Fundação, como a multiplicidade de órgãos patrocinadores – 205, no total. O sistema contratado vai integrar os processos contábeis, financeiros e previdenciários da Entidade, o que garantirá mais eficiência e segurança.

Apesar do transtorno momentâneo, “o novo sistema de TI trará mais transparência e celeridade e ampliará a automatização dos processos da Fundação, bem como agregará mais segurança das informações”, afirma o gerente de Arrecadação e Cadastro da Funpresp, Marcos Damasceno.

A expectativa é de que a transição para o novo sistema esteja consolidada até maio deste ano. Dessa forma, a Entidade informa aos participantes que, nesse período, ainda podem ocorrer atrasos na atualização do extrato da reserva previdenciária. Caso o participante não observe o registro de alguma contribuição no extrato, poderá solicitar à Fundação emissão de certificado de que o repasse foi realizado.

A Funpresp conta com a compreensão de todos nesta fase de ajustes e explica que a finalidade da mudança do sistema é modernizar e melhorar cada vez mais a gestão dos planos. Em caso de dúvidas, os participantes poderão entrar em contato através do Fale Conosco ou do 0800 282 6794.