funpresp

Brasília, 15/09/2017 – Os colaboradores da Funpresp puderam assistir nesta quinta, dia 14/09, a 12ª edição do Café Funpresp – Ciclo de Palestras que traz convidados para falar sobre diversos temas aos colaboradores da Fundação. A atividade, que faz parte do Plano Anual de Capacitação, já abordou temas como gestão de riscos, demografia dos fundos de pensão, reforma da previdência, tributação nos fundos de pensão, entre outros.

O analista de tecnologia da informação, Thiago Barros, considera os ciclos de palestras uma excelente iniciativa institucional. “Acredito que é possível aproveitar o conhecimento adquirido para modernizar e melhorar a Entidade, viabilizando a aplicação das práticas de gestão, governança, liderança, entre outros assuntos discutidos nessas palestras”, ressalta Thiago.

Desta vez, o tema debatido foi “Governança de Investimentos”, tratado pelo diretor de compliance da Franklin Templeton Investimentos, Luís Fernando Affonso. Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o especialista possui experiência na área de Asset Management e em avaliação de performance de fundos.

Luís Fernando falou sobre mecanismos que auxiliam na supervisão baseada em riscos. Para ele, a priorização é um fator eficiente no que se refere a minimizar riscos. “Outro fator importante é que as instituições trabalhem indicando aos seus funcionários quais são os objetivos, princípios e regras internas. A formação, educação, treinamento e a presença de um código de ética forte são fundamentais para qualquer entidade”, acrescenta.

Para o gerente de análises e operações financeiras da Funpresp, Gustavo Ottoni, a oportunidade de debater sobre o tema incentiva a implementação de novos processos, conforme as necessidades da Fundação. “Nossa preocupação não é só gerir bem os investimentos hoje, mas também instituir princípios na cultura da Fundação para que esses investimentos sejam bem geridos ao longo do tempo”, afirma.