funpresp

Brasília, 29/06/2016 – Durante a comemoração dos três anos da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp-Exe), o palestrante doutor em História na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal, chamou atenção do público com um assunto bastante atual no cenário político do país.

A palestra “Ética nas Organizações e na Sociedade no Século XXI” aconteceu no auditório Austregésilo de Athayde – LBV, em Brasília, nesta quarta-feira (29), e foi proferida para um público composto por representantes dos órgãos patrocinadores, participantes e convidados.

Usando exemplos do dia a dia e contextualizando a situação socioeconômica brasileira, Karnal disse, citando o filósofo grego Aristóteles, que “a virtude ética é adquirida pelo hábito, não nascemos com ela, mas nossa natureza é capaz de adquiri-la e aperfeiçoá-la”.

Desenvolvendo essa linha de raciocínio, o historiador falou sobre a o papel da escola e dos pais na educação das crianças, sobre as virtudes morais e a responsabilidade individual de cada um.

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), o palestrante ressaltou a importância do esforço diário nas conquistas dos objetivos pessoais e profissionais. “Educação, trabalho, poupança e esforço pessoal são questões que devem ser insistidas no Brasil. É preciso restaurar valores”, argumentou Karnal.

Além da palestra, o evento contou com homenagem as áreas de recursos humanos de alguns órgãos patrocinadores. Participaram da cerimônia o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), José Pena; o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT) do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, Augusto Chiba; o diretor de análise técnica da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Carlos Marne e o presidente da Mongeral-Aegon, Helder Molina.