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Treinamento com áreas de RH

Brasília, 29/09/2016 – A Funpresp recebeu no dia 27/09 profissionais das áreas de recursos humanos de cinco órgãos patrocinadores. Eles participaram do primeiro de uma série de treinamentos que será realizada mensalmente para tratar de temas relacionados aos planos de benefícios administrados pela Fundação. Entre os assuntos, estão orientações sobre os novos procedimentos operacionais e especificidades do regulamento. A abertura da capacitação foi realizada pelo diretor-presidente da Entidade, Ricardo Pena. Cinco órgãos do Poder Executivo compareceram no primeiro encontro, realizado no auditório da Funpresp: Anac, Ministério da Fazenda, Anvisa, Banco Central e Defensoria Pública da União (DPU). A expectativa é que seja realizado um encontro por mês, para que os profissionais de gestão de pessoas sejam atualizados e possam informar corretamente o servidor público.

Além de informações básicas sobre o Plano ExecPrev, foram tratadas questões como novos procedimentos operacionais iniciados a partir de 5 de novembro de 2015 (implementação da inscrição automática); regime de tributação; cancelamento de adesão; e eleições para os órgãos colegiados da Fundação. Os profissionais também foram atualizados com relação ao novo regulamento. O coordenador-geral de Previdências e Benefícios da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT), Luís Guilherme Peçanha, foi um dos palestrantes. Ele falou sobre a possibilidade de migração de regime de previdência do servidor. Com a reabertura do prazo de mudança do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC) para quem ingressou no serviço público federal antes de 4 de fevereiro de 2013, ficaram muitas dúvidas. Segundo Peçanha, é essencial que os profissionais de Recursos Humanos entendam as questões referentes à previdência, pois são eles que transmitem a informação aos servidores públicos. “Orientar corretamente é de extrema importância porque é um assunto que interfere diretamente na qualidade de vida do servidor no futuro.” Consciente da importância de seu papel, Cristina Estrela atua na área de atendimento ao servidor do Banco Central. “Esse treinamento nos dá a possibilidade de compreender melhor os processos e procedimentos da Funpresp. Muita gente me procura para saber sobre regime de tributação, por exemplo. Eu não sabia explicar porque não entendia o que era de fato. Agora já me sinto mais preparada para orientar o servidor”, afirmou.

Próximas edições – A previsão é que uma nova turma seja atendida no fim de outubro. Caso queira participar do treinamento, entre em contato com a equipe de Relacionamento Institucional da Fundação. Para atender RHs de outros estados, a Funpresp oferece atendimento por videoconferência ou webconferência. Mais informações pelo e-mail relacionamentoinstitucional@funpresp.com.br.