funpresp

Brasília, 16/04/2015 – Na noite dessa quarta-feira, dia 15, a Funpresp deu posse aos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, bem como dos Comitês de Assessoramento Técnico dos Planos Executivo Federal (ExecPrev) e Legislativo Federal (LegisPrev). A solenidade ocorreu no auditório do Ministério da Previdência Social, em Brasília, e contou com a presença do Ministro Carlos Eduardo Gabas, que parabenizou os novos conselheiros e enfatizou a importância dos Conselhos na gestão da Fundação e na proteção dos servidores. “Nós oferecemos proteção para os servidores, com justiça previdenciária. Mas, para isto, é preciso ter a garantia de uma gestão equilibrada, profissional, competente e séria”, ressaltou.

O ministro Gabas destacou, ainda, a importância do olhar dos participantes por meio do Conselheiros eleitos. “O melhor instrumento para que os fundos de pensão tenham equilíbrio, além dos controles de fiscalização, é a transparência. É olho em cima das aplicações, da gestão, da condução da direção e do sistema. Fizemos a eleição e nesta solenidade de posse, temos a convicção de que os eleitos cumprirão este papel de garantir uma gestão séria e profissional.”

Dyogo Henrique de Oliveira, presidente do Conselho Deliberativo da Funpresp também falou sobre a importância desse momento para a Fundação. “Nos últimos dois anos, os ex-conselheiros e a diretoria se dedicaram bastante, fazendo com que o processo avançasse. A Funpresp é um fundo pequeno, mas sem dúvida será o maior fundo de previdência do País”.
José Márcio Ribeiro da Costa, membro do Conselho Fiscal e representante dos conselheiros eleitos na solenidade, destacou o momento para reflexão e responsabilidade dos conselheiros. “A Funpresp é uma realidade, estamos em um novo período. O projeto da Funpresp é para daqui a 30 anos, quando os primeiros servidores estiverem se aposentando. Vamos trabalhar para que eles recebam o que foi prometido”.

Por fim, Ricardo Pena, diretor presidente da Funpresp, observou que o trabalho até agora foi de construir as bases da Fundação. “O Fundo vai ser um arranha-céu e por isto os pilares devem ser bem feitos e foi isto que fizemos desde o início. Pretendemos crescer, consolidar o que já foi feito, reafirmar a previdência complementar pelo Brasil todo. O trabalho dos Conselhos e Comitês deve ser este, trabalhar em prol da Fundação, no benefício do servidor”, finalizou.

O evento registrou a presença de cerca de 150 pessoas, dentre autoridades governamentais, secretários e representantes do Fonacate, do SindiReceita e do Proifes. Colaboradores e a diretoria da Funpresp também compareceram. A nomeação dos membros ocorreu por decreto presidencial em 12/03 e a posse institucional ocorreu em 16/03.