funpresp

Confira a apresentação, os integrantes e as propostas da Chapa 4. Todas as informações aqui dispostas são de inteira responsabilidade da chapa.

Chapa 4 – Segurança e Comunicação

A Chapa 4 é composta por pessoas técnicas, imbuídas do objetivo de aprimorar a Governança Corporativa da FUNPRESP e proteger a reserva previdenciária dos participantes de interesses escusos. A Chapa conta com pessoas experiências em diversas áreas, cujos conhecimentos são úteis à gestão da fundação. Além disso, vale salientar a experiência dos membros, em três candidatos atualmente são conselheiros deliberativos e dois já atuaram na fundação.

Candidatos ao Conselho Deliberativo

Marcelo Coelho de Sá - titular

Atual Conselheiro Deliberativo titular da FUNPRESP. Professor de ciências atuariais da UFS, membro do Instituto Brasileiro de Atuária, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorando em Demografia nesta mesma universidade.

Luiz Carlos Santos Júnior - suplente

É professor de ciências atuariais da UFPB, membro do Instituto Brasileiro de Atuária e conselheiro deliberativo suplente da FUNPRESP. Coordenou os projetos “Educação em Previdência Complementar” e “Análise de solvência dos fundos de pensão no Brasil”. É atuário, economista e gestor de seguros; especialista em direito administrativo e gestão pública e em algoritmo e estrutura de dados; mestre em administração; doutor em biometria; possui certificações em previdência (ICSS) e em seguros (ENS).

Inês Cavalcanti - titular

Eu sou a Inês Cavalcanti, analista do Banco Central, da área de regulação prudencial, da equipe de gestão de riscos, disciplina de mercado e limites operacionais. Nós da Chapa 4, Segurança e comunicação, vamos trabalhar para que a Funpresp esteja cada vez mais presente na vida dos servidores e para garantir que os nossos recursos sejam investidos com prudência e segurança.

Marcio Luiz de Freitas Naves de Lima - suplente

Sou agrônomo, com especialização em comércio exterior e negociações internacionais pela FGV e mestre em desenvolvimento econômico e comércio internacional pela UnB. Ocupo atualmente o cargo de Subsecretário de Investimentos Estrangeiros da SE-CAMEX, estando lotado no MDIC. Pertenço à carreira de analista de comércio exterior. Tenho mais de 20 anos de serviço público, tendo ocupado cargos de chefia na área de comércio internacional e investimentos estrangeiros. Atualmente, sou representante suplente da CAMEX no Conselho Deliberativo da APEX- Brasil.

Candidatos ao Conselho Fiscal

Eric Lisboa Coda Dias - titular

Mestre em Economia, MBA em Gestão Estratégica, graduação em economia e em contabilidade. Auditor Federal do Tesouro Nacional. Atualmente é o representante do Estado de Pernambuco em Brasília. Atuou nas áreas de relações federativas, dívida pública federal e de empresas estatais federais. Experiência no Ministério da Saúde, Banco do Brasil e Força Aérea Brasileira. Certificado Profissional pela ANBIMA (CPA-20). Ex-presidente do Comitê de Assessoramento Técnico da Funpresp. Ex-Conselheiro Fiscal da Brasil Ventos S.A (Grupo Eletrobras) e da Termomacaé (Grupo Petrobras). Conselheiro Fiscal do Porto de Santos.

Rafael Hotz Arroyo - suplente

Graduado em Ciências Econômicas pela Unicamp-SP. Possui experiência no setor financeiro privado e atua há quase 10 anos na Comissão de Valores Mobiliários com estudos regulatórios e gestão de riscos. Completou os três níveis da certificação Chartered Financial Analyst (CFA) e possui a certificação Financial Risk Manager (FRM).

Candidatos ao Comitê de Assessoramento do Plano ExecPrev

Candidatos ao Comitê de Assessoramento do Plano LegisPrev

Bruno Pires Tiberto - titular

Bacharel, mestre e doutor em Economia. Analista do Banco Central e assessor pleno no Departamento de Estatística, responsável pela produção e compilação de estatísticas macroeconômicas, principalmente estatísticas do setor externo. Experiente em atividades de pesquisa sobre setor externo, políticas monetária e fiscal, mercados financeiros, previdência, dentre outros. Autor de estudos acadêmicos sobre previdência premiados nacionalmente e publicados em periódicos internacionais especializados.

Cristiane Silva Corrêa - suplente

Graduada em Ciências Atuariais, com mestrado e doutorado em Demografia pela UFMG. Professora do curso de Ciências Atuariais da UFRN (2010-2022) e da UFS (desde 2022), e do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN (desde 2016). Diretora Administrativa (2021-2022) e Diretora de Previdência Pública (2023-2024) do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA). Atua em diversos projetos e consultorias na área de previdência de servidor público desde 2012.

Jetro Coutinho Missias - titular

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário (i), Direito Administrativo (ii), Gestão (iii) e Planejamento Empresarial (iv) e Administração Pública (v). Leciona Economia. Investidor Qualificado. EXIN DPO Certified. IDI/INTOSAI Performance Auditor Certified. Áreas de atuação: Governança, Riscos e Controles.

Talitha Brinardi Dornelas - suplente

Sou Engenheira de Fortificação e Construção formada em 2008 pelo Instituto Militar de Engenharia. Atualmente ocupo o cargo de Analista Legislativo – Atribuição Engenheiro na Câmara dos Deputados. Desde 2014 atuo no Departamento Técnico e desde 2021 chefio a Seção de Instalações Hidrossanitárias. Em 2016, fui pioneira na Câmara em optar por migrar do Regime Próprio para a Funpresp. Antes de atuar na Câmara, fui Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, onde realizei trabalhos de auditoria no MEC, verificando a conformidade na aplicação dos recursos federais em diversos programas educacionais em todo o país.

Propostas

  • Aos cargos de diretores e conselheiros adotar o requisito de NÃO ter concorrido a cargo político em período inferior a 4 (quatro) anos antes.
  • Eleição para a indicação de três nomes ao cargo de Diretor de Seguridade, os quais deverão ser apreciados pelo Conselho Deliberativo.
  • Reunião semestral entre os órgãos colegiados da entidade: Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Comitê de Assessoramento do Executivo e Comitê de Assessoramento do Legislativo. O objetivo é a aproximação dos agentes de governança e o debate de temas importantes à fundação.
  • Obrigatoriedade de ponto de pauta informativo no Conselho Deliberativo de projetos de leis em curso no Congresso que interferem diretamente na fundação, podendo esta se posicionar publicamente mediante diretriz emanada pelo Conselho Deliberativo.
  • Apoio ao movimento de aprovação no Congresso para alteração da Lei 108 para que a presidência do Conselho Deliberativo seja necessariamente de um dos conselheiros eleitos.
  • Lives e vídeos expondo a fundamentação técnica de decisões que impactam nas contribuições e benefícios previdenciários.
  • Aprimorar a Governança ambiental, social e corporativa da entidade – ASG.
  • Estudo do risco atuarial e jurídico do benefício sobrevivência atualmente fixado em 80%.
  • Intensificação de campanhas educacionais específicas para os diversos públicos da Funpresp.