funpresp

Confira a apresentação, os integrantes e as propostas da Chapa 1. Todas as informações aqui dispostas são de inteira responsabilidade da chapa.

Chapa 1 – Aliança Sustentável

A Chapa 1 – Aliança Sustentável é resultado de uma escolha democrática entre servidores públicos federais de todo o país, com base em formação acadêmica, qualidade técnica e representatividade. Nossa missão é garantir segurança financeira e bem-estar, com gestão estratégica transparente e sustentável. Priorizaremos investimentos responsáveis para proteger o patrimônio dos beneficiários e incentivamos sua participação ativa. Com compromisso sólido e imparcial, buscamos consolidar a Funpresp como referência em previdência complementar no setor público.

Candidatos ao Conselho Deliberativo

Marcio Luiz Repolho Picanço - titular

Marcio Luiz Repolho Picanço profissional completo: Bacharel em Administração, especialista em gestão empresarial e mestrando em Gestão Pública. Professor experiente de Administração no IFPA, passagens pela área financeira, incluindo 6 anos no Banco do Brasil e 2 anos como presidente de uma AABB. Experiência sólida em comércio exterior, tendo atuando como analista de importação em uma importante multinacional brasileira.

Hygor Mezadri - suplente

Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutor em Biotecnologia pela UFOP com período na KU Leuven. Farmacêutico no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFOP desde 2015, atua em atividades de pesquisa, técnico-administrativas e fiscalização de contratos. Foi membro do Colegiado do PPG CiPharma e da Comissão Interna de Supervisão de carreira do PCCTAE. Além disso, foi Tesoureiro da Associação dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFOP.

Jorge Gabriel Moisés Filho - titular

Jorge Gabriel Moisés Filho, analista de Planejamento, lotado na coordenação de orçamento do MME. graduado em Engenharia Mecânica (UFU), cursou Economia (USP) e mestrado em Administração (UnB), pós-graduação em Controladoria e Finanças (PUC-GO), Orçamento Público (ISC/TCU) e Administração (FGV). Com experiência na iniciativa privada e atuação como professor e instrutor em cursos de graduação, pós-graduação e capacitação na área de finanças, planejamento previdenciário e certificação Anbima.

Sílvio Holanda - suplente

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, em exercício no Senado Federal. Anteriormente atuou na Secretaria de Política Econômica (SPE/MF), ANAC e Secretaria de Previdência Complementar (atual PREVIC). Foi representante do Ministério da Fazenda no Conselho de Gestão da Previdência Complementar. Tem formação em economia (Graduação Unb e Mestrado USP) e Administração Pública (Mestrado Harvard). É certificado pela ANCORD e credenciado na CVM como Assessor de Investimentos.

Candidatos ao Conselho Fiscal

Yohana Cola Valle de Oliveira - titular

Yohana Cola Valle de Oliveira, procuradora da Fazenda Nacional, especialista em Direito Tributário. Atua há 20 anos na cobrança fiscal e defesa da União, onde já exerceu a Chefia da Divisão de Grandes Devedores em Minas Gerais, estando em exercício na Divisão de Acompanhamento Especial, onde atua nas causas fiscais da União com grande repercussão jurídica e econômica. Autora do livro: Simulação, Planejamento Fiscal e Preços de Transferência. Participação na obra: Novo Código de Processo Civil.

Paulo Sérgio da Silva - suplente

Paulo Sérgio da Silva, auditor da Receita Federal há mais de 20 anos, graduado em direito pela UFPR, pós-graduado em direito tributário e em planejamento tributário e auditoria avançada UCB, entre outros cursos da área de atuação, ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), longa experiência em trabalhos de auditoria-fiscal, inicialmente na área previdenciária e posteriormente junto ao Serviço de Fiscalização dos Maiores Contribuintes (SEFIM-9).

Candidatos ao Comitê de Assessoramento do Plano ExecPrev

Candidatos ao Comitê de Assessoramento do Plano LegisPrev

Marcelo Levy Perrucci - titular

Auditor Federal da CGU
Mestre pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA
MBA em Auditoria, Controladoria e Compliance
Doutorando pela Universidade de São Paulo – USP
Ex-Presidente do Conselho Fiscal da Funpresp
Certificado ISO 19600 (Compliance) e ISO 37001 (Antissuborno)
Possui vasta experiência em capacitar a integridade pública em órgãos federais e na avaliação de compliance, conflito de interesses, transparência, e outros temas relacionados com o combate e a prevenção de corrupção.

Luiz Carlos Soares de Oliveira - suplente

Sou Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com atuação no Rio Grande do Sul, servindo no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) desde 2014, no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Atualmente, cursando Mestrado em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tenho 16 anos de experiência desde a minha graduação em Medicina Veterinária, incluindo passagens em uma Multinacional do setor Agroindustrial, onde realizei a gestão de indicadores, metas e riscos.

Márcio Sueth - titular

Auditor do TCU. Graduado pela AMAN e em Ciências Contábeis (Unieuro). Mestrando em Economia do Setor Público na UFPB e especialista em Auditoria Financeira pela UnB. Realiza auditorias nas demonstrações contábeis do MF, já tendo exercido as funções de  confiança de Diretor de Fiscalização da Gestão Tributária e Secretário do TCU na Paraíba. Esteve à frente da Coordenação-Geral do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção e da Secretaria Executiva das Redes de Controle da Gestão Pública.

Alexandre Pires - suplente

Alexandre ocupa o cargo efetivo de Analista Legislativo na Câmara dos Deputados, chefiando atualmente o Núcleo de Auditoria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Controle Interno. É engenheiro formado pelo IME, com mestrado e doutorado em engenharia pela Coppe/UFRJ. Possui experiências relevantes em diferentes áreas, tendo sido Capitão do Exército, AFC da CGU, Assessor Especial de Controle Interno do MJ, professor e gestor em unidades ligadas a governança e gestão pública.

Propostas

1. Governança Corporativa Eficiente: Implementar práticas transparentes e focadas em resultados para garantir gestão sólida alinhada aos interesses dos beneficiários. 

2. Revisão Abrangente do Regulamento: Propor revisão completa do regulamento para segurança e clareza nas regras, fortalecendo a transparência do fundo.

3. Transparência nos Resultados dos Investimentos: Tornar demonstração dos resultados mais transparente, comparando-os com indicadores financeiros relevantes. 

4. Educação Financeira para Participantes: Priorizar a promoção de educação financeira dos beneficiários para uma participação ativa no planejamento previdenciário. 

5. Aprimoramento na Alocação de Recursos: Aprimorar a escolha do participante na alocação, com transparência nas carteiras Preservação e Performance.

6. Ampliação de Benefícios e Serviços: Expandir benefícios e serviços, buscando parcerias para planos de saúde, financiamento imobiliário e outros.

7. Articular Aumento da Alíquota de Contribuição: Trabalhar para aumentar a alíquota máxima sobre o salário de participação, com paridade do patrocinador.

8. Identificação e Mitigação de Conflitos de Interesses: Aprimorar política de identificação e gerenciamento de conflitos, assegurando a imparcialidade. 

9. Gestão de Recursos Eficiente e Livre de Ingerências: Adotar gestão técnica, profissional e livre de ingerências políticas, maximizando resultados.

10. Ampliação da Base de Participantes: Promover o Funpresp como opção principal de fundo de pensão para servidores estaduais e municipais.