funpresp

Ferramenta V-Libras, usada em vários órgãos do Governo Federal, agora traduz os textos do site para a Libras  

Quem entrou no Portal da Funpresp recentemente e é bom observador deve ter notado que o site passou a apresentar, desde o início de abril, a imagem de duas mãozinhas juntas, no canto superior direito. Quando se passa o mouse sobre esta imagem é possível ler a informação “Acessível em Libras”.   

O portal passou a disponibilizar uma ferramenta para oferecer mais acessibilidade aos usuários: o VLibras. Este aplicativo, um tradutor automático da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais, já está funcionando e passa os textos do site do português para Libras.  

No Brasil, existe um grande número de pessoas com deficiência auditiva que não usam a Língua Portuguesa ou a utilizam como segunda língua. Estas pessoas geralmente leem com dificuldade e muitas vezes não conseguem compreender e interpretar textos. Por isso, precisam recorrer à tradução-interpretação em Libras.  

 Como funciona  

No VLibras, movimentos realizados por intérpretes humanos são captados em vídeo e digitalizados para criar um dicionário de sinais interpretados por meio de um avatar tridimensional (figura virtual semelhante fisicamente a um ser humano). Com o VLibras disponível no site, o usuário decide o que deseja traduzir selecionando o texto de interesse e acompanha a tradução pela sinalização de mãos e expressões faciais do avatar.   

O Conselheiro Naum Mesquita, que é analista terapeuta ocupacional do INSS e membro do Conselho Fiscal da Funpresp, explica que a ampliação da acessibilidade das informações para os participantes da Fundação, com alguma deficiência, precisa caminhar no sentido de aumentar a transparência, promovendo mais inclusão digital.   

Neste ano, o Relatório Anual de Informações – RAI 2022 já foi publicado oferecendo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. A meta é gradualmente ampliar a acessibilidade nas demais comunicações da Fundação.  

No Brasil, desde 2002, existem duas línguas oficiais, o Português e a Língua Brasileira de Sinais, Libras. Tanto que já temos até o Dia Nacional de Libras, recentemente comemorado, no último dia 24 de abril.  

 O Vlibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).