funpresp

Documento também destaca as principais atividades desenvolvidas pela Fundação

O Relatório de Gestão de 2023 da Funpesp-Exe está disponível para consulta desde o último dia 28 de março. O documento apresenta, dentre outras informações, os principais resultados da Fundação em relação à governança, gestão administrativa, gestão previdenciária e investimentos. Ele também apresenta dados sobre transparência, comunicação e relacionamento.

Em linha com o valor da transparência, o relatório é uma prestação de contas aos participantes da Fundação, ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à sociedade, e segue as disposições da Instrução Normativa TCU nº 84/2020, da Decisão Normativa TCU nº 198/2022 e da 3ª edição 2020 do Guia TCU para Elaboração na Forma de Relato Integrado.

Sob o aspecto da governança, o documento destaca a realização do processo eleitoral para escolha de representantes dos participantes e assistidos nos Conselhos e para os comitês de Assessoramento Técnico ExecPrev e LegisPrev. O relatório também informa sobre o processo seletivo para dois novos membros da Diretoria-Executiva da instituição: o diretor-presidente e a diretora de Seguridade. Ambas as ações foram amplamente divulgadas e dotadas de mecanismos de transparência ao longo de todo o processo.

No ano em que a Funpresp completou a sua primeira década, o relatório também informa que o volume de benefícios previdenciários pagos no ano aumentou em mais de 150% frente ao período anterior. Segundo a mensagem da Diretoria-Executiva, a aliança entre a gestão eficiente e uma governança robusta, em um contexto econômico com menos incertezas, permitiu à Funpresp-Exe aumentar o patrimônio administrado em mais de R$ 2,5 bilhões em um ano, atingindo a marca de R$ 9 bilhões. “Foi possível entregar uma rentabilidade de 14,17% na carteira de investimentos consolidada, um resultado acima do índice de referência de 8,81%”, informa a mensagem.

Também em 2023, de cada 100 novos participantes aderidos automaticamente à Funpresp-Exe, 94 optaram por permanecer. Somado a isso, a Fundação superou a casa de R$ 50 milhões em volume de contribuições facultativas e portabilidades de outros planos de previdência complementar aportado para a Fundação. “São números que retratam a elevada confiança dos nossos mais de 107 mil participantes”, ressaltou a Diretoria-Executiva.

Você pode acessar o Relatório de Gestão de 2023 clicando aqui.