funpresp

O cenário de endividamento dos brasileiros é preocupante. Segundo a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada em julho, 78,1% dos brasileiros estão endividados e a projeção é que este número aumente nos próximos meses.  

De acordo com o Mapa da Inadimplência do Brasil, divulgado pelo Serasa, 29,54% das dívidas dos brasileiros são com cartões de crédito; 23,94% com contas básicas, como água e luz, e 15,29% com financeiras. O valor médio de cada dívida chega a R$ 1.325,86. 

Mas, dados esses números, o que fazer para se livrar das dívidas? A resposta pode parecer mais simples do que parece. O primeiro passo é anotar todas as contas, estejam elas em atraso ou não. Assim, é possível criar estratégias, como o pagamento daquelas com o menor valor primeiro, ou estabelecer metas por mês, dando um passo de cada vez.  

A Funpresp disponibiliza uma planilha financeira na qual é possível apurar o gasto mensal, avaliar a origem da fonte de renda, verificar quando sobra ou falta no orçamento mensal e manter controle da disponibilidade financeira mensal. Para acessá-la, clique aqui.  

Outra estratégia é pegar um empréstimo para quitar todas as dívidas e ficar com apenas uma mensalidade. A princípio, pode parecer uma ideia estranha, mas deve ser considerada para quem está com dívidas acumuladas. Isso porque, ao fazer um empréstimo, é possível trocar juros altos por juros menores, de um único contrato de crédito.  

A melhor opção é pelo crédito consignado, que tem juros mais baixos. Por não ter finalidade lucrativa, a Funpresp oferece empréstimo aos participantes do Plano ExecPrev com uma das menores taxas do mercado. A concessão de crédito é uma via de mão dupla, pois o participante paga mais barato e o valor retorna em forma de rentabilidade para o plano. Clique aqui e saiba tudo sobre o empréstimo oferecido pela Funpresp.  

Mas, de nada adianta sanar o problema agora e adquirir novas dívidas no futuro. É necessário realizar uma reflexão sobre como se chegou nessa situação e cortar gastos supérfluos. O estilo de vida e as necessidades de cada família vão indicar quais gastos devem ser cortados. É necessário esforço e força de vontade para sair das dívidas. 

Cuidar da vida financeira é de extrema relevância pois, se falta hoje, não sobrará para o futuro. E, ao pensar no cenário do servidor público, as dívidas podem trazer consequências maiores. Isso porque, os servidores que ingressaram no serviço público depois de 4 fevereiro de 2013 têm a aposentadoria e benefícios limitados ao teto do INSS, atualmente em R$ 7.507,49.  

Por este motivo, a Funpresp tem realizado lives com o tema “Quem planeja, realiza”, com dicas, informações e reflexões sobre planejamento financeiro e previdenciário, incluindo estratégias e alternativas para condução de vida e da jornada previdenciária de cada um. Para acompanhar, basta ficar de olho nas redes sociais da Fundação.  

É possível assistir as lives da série “Quem planeja, realiza” clicando nos links abaixo: 

Para assistir a live “Descomplica: Quem planeja realiza!”, clique aqui. 

Para assistir a live “Quem planeja, realiza: como lidar com imprevistos?!, clique aqui.