funpresp

Fazendo as contas certas, os participantes da Funpresp podem obter 20,5% de dedução no Imposto de Renda 

Os servidores públicos participantes da Funpresp que realizaram aportes facultativos mensais ou esporádicos em 2023 poderão ter um benefício extra de até 12% dos rendimentos tributáveis no Imposto de Renda a ser declarado em 2024. Esse benefício fiscal é uma das vantagens que os participantes têm ao aderir os planos de previdência da Fundação. 

Normalmente, ao fazer a contribuição mensal, os participantes – sejam eles Ativo Normal ou Alternativo – já têm uma dedução na base de cálculo de Imposto de Renda de 8,5%. Esse desconto é observado mensalmente no contracheque. 

Assim, a dedução fiscal pode chegar até 20,5% da renda tributável, sendo de até 8,5% nas contribuições mensais, acrescida de até 12%, em contribuições facultativas. Ou seja, com os aportes, o participante incrementa a sua poupança previdenciária ao mesmo tempo em que aumenta o seu benefício fiscal. 

Clique aqui e saiba como declarar, no IRPF, as contribuições feitas à Funpresp

Mas é preciso ficar atento ao calendário de arrecadação da Fundação, pois a contribuição facultativa só pode gerar desconto no IRPF dentro do ano fiscal da contribuição. Ou seja, para obter esse benefício na declaração do IRPF 2025, é necessário realizar contribuições facultativas no ano fiscal de 2024. 

Como solicitar a contribuição facultativa? 

O participante deve solicitar a contribuição facultativa à Funpresp pela Sala do Participante, no menu “Solicitações”. Lá, é possível escolher a contribuição facultativa mensal, descontada em contracheque, e a esporádica, que deve ser paga por boleto. 

Como calcular o valor para aproveitar o benefício fiscal ao máximo? 

O simulador de IRPF da Funpresp pode ajudar a descobrir como aproveitar o máximo de dedução fiscal. Você preenche o simulador com informações sobre renda anual, contribuições anuais à previdência oficial (RPPS), total das contribuições anuais regulares à Funpresp e total das contribuições facultativas à Funpresp no ano fiscal, incluindo a PAR, se houver. Ao final, o simulador vai sugerir qual o valor das contribuições facultativas para obter o máximo de benefício fiscal.  

Não deixe para última hora! A dica é fazer várias contribuições adicionais para o seu plano de benefícios ao longo do ano. Fica mais fácil de aproveitar o valor máximo de dedução no imposto de renda para o ano seguinte e, o mais importante: você aumenta a sua poupança para a aposentadoria.