funpresp

A servidora Flávia Santilli, do INSS de Porto Seguro (BA), está na Funpresp desde 2016 e compete em provas de natação  

Flávia Santilli tem 37 anos, é assistente social e servidora do INSS, participante da Funpresp desde 2016. A aprovação no concurso como servidora da previdência social provocou uma grande mudança em sua vida: deixar sua terra natal, a cidade de Ribeirão Preto (SP), e partir para Porto Seguro (BA).   

Mas um detalhe não mudou na vida de Flávia: o amor pela natação, esporte que pratica desde criança, quando sua mãe a levou para as piscinas para tratar uma asma e uma bronquite. Desde que se tornou servidora e foi morar em Porto Seguro, Flávia se organizou para continuar treinando seu esporte preferido, em águas baianas.  

E, desde 2021, a servidora começou a colher grandes resultados. Neste ano, foi premiada como a melhor do ano da Bahia em sua categoria, no nado costas. Além disso, realizou a Travessia Itaparica – Salvador, conquistando o terceiro lugar geral master. “Fui a primeira atleta de Porto Seguro a realizar a prova”, comemora Flávia.   

Já em 2022, a servidora do INSS foi campeã brasileira master na prova de 100 metros costas e recordista baiana master nesta prova. E 2023 já começou bem para Flávia: no fim de semana de 15 e 16 de abril, na 5ª etapa da Copa Brasil de Águas Abertas, a atleta ganhou várias medalhas na fase disputada em Porto Seguro, onde mora.   

Patrocínio  

Os treinos são puxados. Flávia também é mãe de dois filhos pequenos, dividindo a guarda compartilhada com o pai das crianças. Mas uma de suas maiores corridas atualmente tem sido por patrocínio, principalmente para custear as viagens e hospedagens para competir em outras cidades, como Salvador, João Pessoa e Aracaju, onde já participou de campeonatos.   

“A gente não encontra muitos servidores que também são atletas, que competem profissionalmente. Talvez fosse interessante o governo fazer um levantamento e nos dar um incentivo”, diz Flávia. A atleta lembra que os patrocínios são importantes não apenas para apoiar as viagens, mas para toda a preparação do atleta, que vão de acompanhamento nutricional e psicológico aos treinos propriamente ditos.  

Você também tem uma história como a da Flávia e gostaria que ela fosse divulgada aqui? Envie um e-mail para gecom@funpresp.com.br.