funpresp
Para o período de 2023 a 2027, estão previstos investimentos em fundos imobiliários, ativos de renda fixa no exterior e ouro

Para manter a política de diversificação dos investimentos, iniciada em 2020, a Funpresp pretende incrementar ainda mais a carteira de ativos. As Políticas de Investimentos dos planos de benefícios da Fundação para o período de 2023 a 2027 preveem a aplicação em fundos imobiliários, ativos de renda fixa no exterior e ouro. A Funpresp encerrou o ano de 2022 com R$ 6,49 bilhões em patrimônio administrado.

Acesse nossa página de Investimentos e saiba tudo sobre a gestão do seu patrimônio

O propósito é reduzir um pouco a alocação em títulos públicos federais (que representam cerca de 80% dos investimentos da Fundação), sem perder o caráter de longo prazo e de manutenção do poder de compra dos participantes. “Diversificar é necessário e recomendável, ainda mais em entidades do porte da Funpresp”, avalia o diretor de Investimentos, Gilberto Stanzione. “A política de diversificação da carteira de ativos, inclusive, se mostrou especialmente vantajosa em momentos de turbulência no mercado, como aconteceu no auge da pandemia de covid-19”, completou.

O diretor explica também que a diversificação dos investimentos está alinhada a uma das características particulares dos participantes da Funpresp, que é: ser um fundo de pensão com participantes relativamente jovens como a própria Fundação. A Entidade completa 10 anos em 2023. “A cada ano, observamos uma quantidade crescente de participantes em faixas etárias até 45 anos, que, pelo modelo do Ciclo de Vida, se enquadrariam em perfis de investimentos mais arrojados, para os quais mais classes de ativos estão disponíveis. Diversificar as carteiras é uma forma menos arriscada e mais estratégica de alcançar ganhos maiores, o que acaba beneficiando a todos os participantes”, destaca.

Políticas de Investimentos

As Políticas de Investimento são os principais documentos de orientação das aplicações financeiras da Fundação, sendo elaboradas para o período de cinco anos e revisadas anualmente. Elas levam em consideração cenários políticos e econômicos no Brasil e no mundo, além de seguirem as orientações das normas vigentes estabelecidas pelos órgãos reguladores e fiscalizadores, como o Conselho Monetário Nacional (CMN) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). A políticas são individualizadas por planos. Confira:

Política de Investimentos 2023-2027 – Plano ExecPrev

Política de Investimentos 2023-2027 – Plano LegisPrev

Política de Investimentos 2023-2027 – Plano de Gestão Administrativa