funpresp

Entidade conta com R$ 7,8 bilhões em patrimônio administrado e mais de 105 mil participantes 

“Antes tarde do que mais tarde”. A afirmação foi dada pelo diretor-presidente da Funpresp, Cristiano Heckert, durante entrevista concedida nesta quarta-feira (19) ao programa CB Poder, do Correio Brasiliense. A resposta veio após Heckert ser questionado sobre aqueles servidores públicos que ainda não começaram a investir na aposentadoria. Ao todo, 27 mil fazem parte do Regime de Previdência Complementar (RPC), instituído em 2013, mas não aderiram à Fundação. 

“Cada mês que a pessoa posterga essa decisão de formar uma reserva individual na Funpresp, menos ela vai ter chances de acumular. E aqui, o efeito dos juros compostos faz uma diferença enorme. Um dinheiro que a pessoa aplica hoje e vai resgatar daqui 20, 30 anos, vai sendo capitalizado ao longo do tempo. Por isso, é importante começar o quanto antes”, alertou Cristiano ao lembrar que, a cada R$ 1 de contribuição, a União aporta o mesmo valor. 

“Isso te dá uma rentabilidade, de largada, de 100%. Então, um mês que a pessoa deixa de fazer a sua contribuição, ela está perdendo o dinheiro que a União colocaria”, finalizou. 

Ainda durante a entrevista, o diretor-presidente da Funpresp destacou o rendimento da carteira da Fundação, que no mês de junho foi de 2,16%. No acumulado, a carteira da Funpresp teve desempenho de 182,79% desde o início das operações, em fevereiro de 2013. O índice de referência, que representa o objetivo de rentabilidade da Entidade (IPCA + 4% ao ano), foi de 174,38% no período. 

“A Funpresp tem um perfil conservador, que visa o longo prazo, mas, como somos investidores institucionais, com esse volume de recursos, a gente acessa alguns produtos no mercado financeiro que o investidor pessoa física não consegue nas mesmas taxas que a gente consegue”, contou. 

Governança corporativa 

Heckert lembrou ainda que a Funpresp é uma Fundação sem fins lucrativos, formada de servidores públicos, gerida por servidores públicos para servidores públicos. Para ingressar em um cargo de diretoria na Fundação é preciso ser servidor público federal de carreira, estar contribuindo para um dos planos ExecPrev ou LegisPrev há mais de três anos e passar por um rigoroso processo seletivo realizado por uma empresa de recrutamento externa. 

“Qual a vantagem disso? Alinhamento de incentivos. Em primeiro lugar, estou ali gerindo a minha própria aposentadoria e a dos outros 105 mil colegas. E essa regra também vale para os nossos conselhos, que são as instâncias máximas: o Conselho Deliberativo, que toma as decisões estratégias, e o Conselho Fiscal, que fiscaliza os atos da diretoria. Metade dos conselheiros é indicada pela União e a outra metade é eleita pelos participantes”, disse. 

Eleições Funpresp 2023 

A Funpresp realiza ainda este ano eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, bem como aos comitês ExecPrev e LegisPrev. Atualmente, três chapas tiveram inscrições homologadas provisoriamente. A divulgação definitiva das chapas acontece no próximo dia 24 de julho. “Qual a chance hoje de uma pessoa que não tem um vínculo com a administração pública ser indicada para ser diretor ou conselheiro? Nenhuma”, finalizou. 

Para conferir a íntegra da entrevista, basta acessar o link a seguir: CB.Poder 19/07/2023 – Cristiano Heckert