funpresp

Diretores e membros dos conselhos devem ser, obrigatoriamente, servidores e participantes da Funpresp há 3 anos 

 A Funpresp atua para garantir uma gestão profissional, transparente e segura. Os diretores da Fundação são selecionados após um rigoroso processo seletivo público, conduzido por empresa externa contratada, enquanto os conselheiros que representam os participantes são escolhidos por meio de eleições diretas pelos próprios servidores. 

Segundo o Estatuto da Funpresp, para ocupar um cargo de diretoria ou nos conselhos da Fundação, é preciso ser servidor público federal de carreira e ter no mínimo três anos de contribuição ao plano ExecPrev ou LegisPrev, além de não ter exercido atividade político-partidária nos últimos dois anos.  

Para escolha dos membros da Diretoria Executiva, composta pelo Diretor-Presidente e pelos diretores de Investimentos, de Seguridade e de Administração, há processo seletivo público, conduzido por empresa especializada, passando pelo crivo do Conselho Deliberativo. Os mandatos dos diretores são de quatro anos, sendo permitida uma recondução. 

Conselhos e eleições 

Os Conselhos Deliberativo e Fiscal possuem composição paritária entre representantes dos patrocinadores e dos participantes. Os membros dos conselhos que representam os participantes são escolhidos por meio de eleição direta. Já os representantes dos órgãos patrocinadores são indicados pela União, mas também precisam cumprir os requisitos de serem servidores federais de carreira, participantes dos planos por, no mínimo, três anos e não exercer atividade político-partidária.  

No momento, a Funpresp está no meio do processo eleitoral para a escolha dos próximos conselheiros. Mais de 103,6 mil participantes poderão votar nas eleições deste ano, que vão escolher 10 titulares e suplentes para conselhos e comitês da Fundação. Quem formou uma chapa até o dia 16 de junho deve cumprir os requisitos mencionados, além de possuir formação de nível superior, ter experiência comprovada em atividades na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria, entre outros pré-requisitos.   

Serão eleitos quatro membros para o Conselho Deliberativo (dois titulares e dois suplentes); dois para o Conselho Fiscal (um titular e um suplente); e dois para cada um dos Comitês de Assessoramento (ExecPrev e LegisPrev), sendo um titular e um suplente para cada.  

A propaganda eleitoral vai de 28 de julho a 31 de agosto. As eleições ocorrem no dia 10 de setembro. Todas as informações sobre as Eleições na Funpresp podem ser conferidas na página especial sobre o pleito.  

Já o Estatuto da Funpresp, em seu Capítulo IV – Da Organização e Funcionamento, traz todos os detalhes sobre a gestão da Funpresp.