funpresp

Brasília, 22/11/2013 – A Funpresp publica a partir desta sexta-feira (22), nova versão do simulador de adesão ao ExecPrev e ao LegisPrev no site da Fundação. Em relação à ferramenta anterior, uma das principais novidades é que o servidor poderá escolher taxas diferentes de rentabilidade para obter o resultado da simulação. Também é possível alterar a idade para recebimento do benefício Funpresp independente das regras do RPPS. “A nova versão do simulador atende a demanda de vários servidores que solicitaram novas funcionalidades” afirma Ricardo Pena, diretor presidente da Funpresp. A simulação para participante alternativo com vencimentos superiores ao teto do RGPS, além de apresentação dos valores acumulados estimados nas contas Reserva Acumulada do Participante (RAP) e Reserva Acumulada Suplementar (RAS) também foram agregadas à nova ferramenta. Para verificar a renda bruta projetada, é possível escolher entre os percentuais de 3%, 4% e 5% (mais conservadores) ou de 6% e 7% ao ano. O simulador efetuará os cálculos a partir deste e dos demais parâmetros como tempo de contribuição, idade de ingresso e da percepção da aposentadoria e vínculo funcional. Aqueles que ingressaram no Executivo a partir de 4 de fevereiro deste ano e recebem remuneração acima de R$ 4.159,00 ( teto do INSS), são classificados como participantes ativos normais do ExecPrev. Já os servidores do Legislativo têm essa data limite em 7 de maio deste ano. Nestes dois casos, a simulação leva em consideração a contribuição do patrocinador, de um para um, na conta individual do participante.

Participante Alternativo – o simulador também atende a demanda do servidor que ingressou antes da criação dos planos ou daqueles que recebem abaixo do teto do INSS e que desejem verificar a projeção da adesão como ativo alternativo. Os valores acumulados apresentados na coluna RAS. Em outra é apresentada a renda bruta projetada.

Como fazer – para ver o resultado do valor projetado do benefício, basta digitar o CPF, sexo, data de nascimento e remuneração. Há opção de escolha para a rentabilidade e idade diferenciada de aposentadoria. Adesão – Após a simulação, o servidor pode acessar o formulário de requerimento e aderir aos Planos ExecPrev e LegisPrev. Basta preencher, imprimir três vias e entregar na área de Recursos Humanos do órgão em que trabalha. Entre outras vantagens, os planos administrados pela Funpresp garantem uma renda adicional na aposentadoria e proteção para os casos de invalidez ou falecimento. Isso sem falar das deduções mensais no Imposto de Renda Pessoa Física (até 12% dos rendimentos tributáveis) e o ganho duplicado desde a adesão, com a contribuição do patrocinador, no caso do participante ativo normal.