funpresp

1.           A taxa de juros aplicada para rentabilização do saldo acumulado considera as projeções de rentabilidade por perfil de investimento, de acordo com o ciclo de vida, definido no Manual Técnico dos Perfis de Investimento[1]. São considerados três cenários para definição das rentabilidades reais anuais, de acordo com a Política de Investimentos 2021-2025[2], o cenário mais provável, o cenário otimista e o desfavorável, esses últimos construídos com base na soma de um desvio padrão[3] e subtraídas de um desvio padrão, respectivamente.

2.       Como observado nos textos da Política de investimentos 2021-2025, para o Plano de Benefícios dos Servidores do Poder Executivo Federal e o Plano de Benefícios dos Servidores do Poder Legislativo Federal, o cenário de expectativa para a rentabilidade futura engloba o período de 2021 a 2025 (Tabela IV, página 14 em ambos os textos). Para os demais anos restantes, até a respectiva data de aposentadoria do Participante, adota-se o Índice de Referência do respectivo Plano de Benefícios (Tabela III, página 13 em ambos os textos).

3.            Cabe ressaltar que os índices de referências e a expectativa de rentabilidade não deverão ser entendidos como meta atuarial ou garantia de rentabilidade mínima, dadas as características e dinâmicas dos mercados financeiros e de capitais e a modalidade de contribuição definida a que pertencem ambos os planos de benefícios.

4.           Entretanto, a Funpresp destaca que são parâmetros a serem perseguidos nos processos de recepção, de análise, de recomendação e de execução de investimentos ou desinvestimentos, adotando metodologia de apuração e avaliação de desempenho em períodos iguais ou superiores a 12 (doze) meses, tendo em vista a natureza de longo prazo dos planos de benefícios.


[1] Há a possibilidade na própria simulação de alterar os perfis de investimento, previamente definidos no ciclo de vida.

[2] Os textos estão em https://www.funpresp.com.br/investimentos/politica-de-investimentos-execprev-2021-2025/, para o Plano de Benefícios dos Servidores do Poder Executivo Federal e https://www.funpresp.com.br/investimentos/politica-de-investimentos-legisprev-2021-2025/, para o Plano de Benefícios dos Servidores do Poder Legislativo Federal.

[3] O desvio padrão amostral é calculado a partir dos dados históricos mensais e projetados (Política de Investimentos), acumulados anualmente (12 meses), para o rendimento real da respectiva carteira.