funpresp

Brasília, fevereiro de 2021

Participante, confira orientações sobre demonstrativos e preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2021

A Receita Federal liberou o programa de declaração do IRPF 2021 e, com isso, chegou a hora de acertar as contas com o leão. Como todos os anos, a Funpresp preparou um material para ajudar você nessa tarefa. Confira onde encontrar os documentos e as informações necessárias para declarar corretamente as suas contribuições à Funpresp em 2020. 

Aposentado no RPPS poderá optar pelos institutos previdenciários na Funpresp

Decisão do Conselho Deliberativo passa a permitir que o aposentado no regime próprio possa escolher, além do resgate das suas contribuições, o BPD – benefício proporcional diferido, o autopatrocínio e a portabilidade. O novo entendimento dá maior liberdade ao participante para usufruir da sua reserva.

Você tem dúvidas sobre o empréstimo consignado oferecido aos participantes?

Esse produto da Fundação tem apenas três anos de existência, mas já é um dos mais competitivos do mercado – principalmente após a recente redução de até 42% nas taxas de juros. E as medidas para torna-lo ainda mais acessível aos participantes vão continuar em 2021.

Como é definida a contribuição: episódio 25 do podcast explica

Nesta edição, explicamos como o Salário de Participação do servidor influencia no cálculo e as diferenças na previdência do participante Ativo Normal e Ativo Alternativo. O episódio conta com a participação do coordenador de Arrecadação e Cobrança da Funpresp, Diego César Fontenele.

Entidade completa 8 anos de história e ganha um mês de celebração

Para comemorar mais um aniversário, decidimos fazer um mês de comemorações, relembrando tudo o que já fizemos, as dificuldades superadas e os desafios que estão por vir. Veja tudo o que preparamos e vamos comemorar essas conquistas, afinal, você é o motivo de tanto sucesso.

Glossário
1. Participantes: soma dos participantes ativos, vinculados e assistidos.
1.1. Participantes ativos: soma dos participantes ativos normais, ativos alternativos e autopatrocinados.
1.1.1. Participantes Ativos Normais: servidores públicos dos Poderes Executivo ou Legislativo Federais que aderiram a um dos planos, se encontram submetidos ao teto do RGPS e possuam base de contribuição superior ao teto do RGPS.
1.1.2. Participantes Ativos Alternativos: servidores públicos dos Poderes Executivo ou Legislativo Federais que aderiram a um dos planos e se encontram em pelo menos uma das situações: não estejam submetidos ao teto do RGPS ou possuam base de contribuição inferior ou igual ao teto do RGPS.
1.1.3. Participantes autopatrocinados: Participantes ativos normais ou ativos alternativos que optaram pelo instituto do Autopatrocínio em razão de perda parcial ou total de sua remuneração, inclusive pela perda do vínculo funcional (de acordo com o Capítulo IX dos regulamentos dos planos ExecPrev e LegisPrev).
1.2. Participantes vinculados: Participantes ativos normais ou ativos alternativos que optarem pelo instituto do Benefício Proporcional Diferido (BPD), em razão de perda do vínculo funcional (de acordo com o Capítulo IX dos regulamentos dos planos ExecPrev e LegisPrev).
1.3. Participantes assistidos: participantes em gozo de benefício de prestação continuada.
2. Cancelamentos: participantes que requereram o cancelamento do plano, foram cancelados por inadimplência, e que ainda mantêm reserva previdenciária na Fundação.
3. Desistências: participantes ativos normais que desistiram do plano em até 90 dias após a adesão automática.
4. Benefícios honrados: participantes que receberam todo o benefício a que tinham direito.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!