fbpx

Informativo do patrocinador

Informativo de Outubro de 2020

Brasília, outubro de 2020

Funpresp apresenta rentabilidade positiva nos investimentos em outubro

No resultado parcial do mês, a Entidade registrou resultado positivo de 0,98%. Em 2020, o saldo também é favorável: 2,64%. O desempenho dos investimentos mostra recuperação se comparado a agosto e setembro, quando as oscilações de mercado afetaram brevemente as aplicações das carteiras da Fundação. 

Fundação inova com aprovação da Política de Governança dos Investimentos

O documento reúne as diretrizes para a melhor condução das aplicações da Fundação, de forma a obter sempre o melhor desempenho. Assim, a gestão da poupança previdenciária dos participantes se torna ainda mais sólida e fortalecida.

Com aporte extra, participante paga menos IR e aumenta reserva para a aposentadoria

Aproveite que ainda dá tempo de fazer contribuições extraordinárias em 2020 para obter benefício fiscal já na declaração de imposto de renda do ano que vem. Além de pagar menos ao fisco, você ainda incrementa a sua reserva para a aposentadoria.

Após nova prorrogação, empréstimo na Funpresp fica isento de IOF até 31/12

A medida também beneficia os participantes que já têm consignado contratado junto à Fundação que desejarem trocar a tabela SAC pela Price. Confira outros encargos e taxas de juros cobrados na operação.

Novo episódio do podcast está no ar: saiba mais sobre o nosso consignado

Quanto tempo de adesão é preciso para ter acesso ao empréstimo? Quais são os valores mínimo e máximo? E que taxas incidem no contrato? Essas e outras dúvidas são respondidas pelo gerente de Operações Financeiras da Fundação.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Setembro de 2020

Brasília, setembro de 2020

Entenda como funciona a cotização dos planos da Funpresp

Todos os participantes da Funpresp têm suas contribuições mensais convertidas em cotas. Isto é, ao fazer uma contribuição, o valor depositado na sua conta individual passa por um processo automático e se torna uma cota de valor unitário do patrimônio financeiro do plano. Você entende esse processo e sabe como calcular a rentabilidade das cotas? Preparamos um texto que explica com detalhes essas questões. 

Rentabilidade da Entidade desde 2013 acumula 117,02% e supera índice de referência

O desempenho acumulado dos investimentos formou uma espécie de colchão, capaz de absorver eventuais resultados negativos provocados por crises como a do novo coronavírus.

Participante Ativo Alternativo pode ajustar valor da contribuição à Funpresp em outubro

O mês é uma oportunidade para o participante aumentar a parcela mensal destinada à sua poupança individual. E também é possível reduzir a base de cálculo na declaração anual de IRPF.

Funpresp e UFMG realizam pesquisa sobre previdência em estados e municípios

Estudo avaliou mais de 2 mil entes federativos que têm regime próprio de previdência social e levou em conta o perfil dos servidores e a situação fiscal e atuarial, para elaborar um ranking considerando riscos atuariais e fiscais.

Atenta à realidade do mercado financeiro, Funpresp trabalha em ferramenta de gestão de investimentos

A nova técnica, elaborada em parceria com a UFMG, busca facilitar a tomada de decisão da Entidade na hora de formar aos portfólios que compõem os Perfis de Investimentos, respeitando regulamentações internas e externas.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Agosto de 2020

Brasília, agosto de 2020

Funpresp aperfeiçoa governança para tornar os processos mais eficientes e seguros

Para aperfeiçoamento do processo decisório, a Funpresp propôs mudanças no seu Regimento Interno, já aprovadas pelo Conselho Deliberativo em 24 de julho. Espelhando as reformas do Estatuto e da estrutura organizacional, as alterações também se alinham à necessidade de modernização trazida por dispositivos da Reforma da Previdência.

Campanha de adesão eletrônica resulta em 594 novos participantes inscritos

A 10ª campanha de adesão eletrônica, realizada entre 1º de junho e 31 de julho de 2020, registrou o ingresso de 594 servidores no plano ExecPrev. Ao todo, as 10 edições da campanha, organizadas pelo Ministério da Economia desde 2016, já somam mais de 7,6 mil novas adesões. A inscrição é feita pelo Sigepe.

Empréstimo consignado da Funpresp completa três anos

A oferta de empréstimos consignados completa três anos com mais de 2 mil contratos, com cifras que ultrapassam os R$ 34 milhões, proporcionando taxas competitivas e ajudando na realização de projetos e sonhos. Atualmente, o empréstimo está disponível para mais de 95% dos participantes.

Funpresp tem rentabilidade de 2,41% no ano de 2020

Após apresentar rentabilidade positiva nos últimos quatros meses consecutivos e superação do índice de referência em julho, a Funpresp apresentou em agosto um resultado negativo de 0,20% (posição em 26/08). O movimento é explicado pelas oscilações do mercado, decorrentes da pandemia de covid-19.

Funpresp lança Plano de Integridade 2020-2021

Recentemente aprovado pela Diretoria Executiva, a Funpresp lança o seu Plano de Integridade 2020-2021, que reúne uma série de ações, medidas, campanhas educacionais e de capacitação envolvendo os temas integridade, ética e conduta, boas práticas de gestão, entre outros.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Julho de 2020

Brasília, julho de 2020

Funpresp inicia 2º semestre com rentabilidade positiva, mas cenários ainda inspiram cautela

O desempenho dos investimentos da Entidade nos primeiros 20 dias de julho foi positivo em 2,13%, seguindo o movimento de recuperação registrado nos três meses anteriores: abril, com 1,21%; maio, que registrou 0,98%; e junho, com 1,59%. No acumulado de 2020, os rendimentos cresceram 2,06%, apontando para uma tendência de reversão do resultado negativo do primeiro semestre (-0,08%), provocado pelo desempenho de março, quando houve o agravamento da crise do novo coronavírus.

Como o RH deve proceder para comunicar invalidez ou morte de participante à Funpresp

Nesses casos, o patrocinador deve informar à Entidade, que vai providenciar o pagamento do benefício de risco. Por isso, é fundamental também manter atualizado o cadastro do participante.

Dirigentes detalham ajustes nos regulamentos, que devem entrar em vigor até o fim do ano

Em mais uma edição do Bate-papo Funpresp, o diretor-presidente da Entidade, Ricardo Pena, e o diretor de Seguridade, Cícero Dias, responderam perguntas dos participantes sobre o assunto.

Após decreto, empréstimo na Funpresp segue isento de IOF até 2 de outubro

A alíquota zero também vale para os participantes que já possuem empréstimo e desejam migrar da tabela SAC para a Price. A medida começou a valer no dia 3 de abril, como uma das ações para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. Na prática, ela reduz o custo total do empréstimo.

Conheça nossos canais digitais e acompanhe a sua previdência

Mesmo com restrições impostas pela pandemia de covid-19, a Funpresp mantém o diálogo direto e aberto com seus participantes pelas redes sociais e canais digitais. Por esses meios, a Entidade transmite e veicula entrevistas, eventos, notícias e demais temas de interesse dos participantes.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Junho de 2020

Brasília, junho de 2020

Quase 70 mil participantes foram beneficiados com redução escalonada da taxa de carregamento da Funpresp

A 4ª queda na única taxa cobrada pela Entidade entrou em vigor em abril e já favoreceu o servidor logo no segundo ano de adesão a um dos planos administrados pela Fundação. A busca por eficiência nos gastos e o ganho de escala no número de participantes possibilitou a redução gradual. Com isso, mais recursos serão destinados às reservas individuais dos participantes.

Com ajustes nos regulamentos, pensão por morte na Funpresp retorna ao patamar pré EC 103

A Reforma da Previdência provocou um súbito aumento nos valores pagos pela Fundação de maneira complementar ao RPPS. Sem a adequação no cálculo do benefício, os planos poderiam sofrer desequilíbrio financeiro e atuarial.

Pareceres técnicos indicam necessidade de adaptações nos regulamentos dos planos

Documentos foram produzidos pelas áreas competentes da Entidade e amplamente debatidos pelo Conselho Deliberativo em três reuniões, antes que seus membros votassem a favor da proposta de ajuste nos regramentos dos planos ExecPrev e LegisPrev.

PGFN emite parecer favorável à proposta de adequação dos regulamentos da Funpresp

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional publicou o documento após consulta feita pela Funpresp. No parecer, o órgão reconhece as profundas alterações promovidas pela Reforma da Previdência e a necessidade de adequação das regras de cálculo e concessão de benefícios na Entidade.

Funpresp e Valia debatem transparência e governança em webinar

Em 1h de debate, o diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena, e o diretor superintendente da Valia, Edécio Brasil, falaram sobre medidas adotadas pelas entidades durante a pandemia, governança, investimentos, comunicação e engajamento dos participantes, entre outros temas.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Maio de 2020

Brasília, maio de 2020

Adequações dos regulamentos dos planos atendem às demandas dos participantes e à EC nº 103

Mudanças nos critérios de concessão de aposentadorias e benefícios de risco no RPPS, aliadas a sugestões dos participantes para flexibilização dos regulamentos, nortearam a proposta de modernização da Funpresp para o regramento dos planos ExecPrev e LegisPrev. Os patrocinadores e a Previc ainda precisam se manifestar sobre as adequações antes que elas entrem em vigor.

Funpresp ajusta cálculo de benefícios de risco para evitar aumento de custo ao participante

A nova proposta de regulamento desvincula da Fundação o cálculo usado no RPPS. A intenção é evitar aumento de custos e buscar o equilíbrio financeiro e atuarial dos planos. Não haverá mudança nas alíquotas de 7,5%, 8,0% ou 8,5%.

Com melhoria nos regulamentos, o percentual da contribuição destinado à conta individual aumenta

Entendimento atuarial e jurídico da Fundação é de que parcela para o AEAN perdeu aplicabilidade após nivelamento constitucional do tempo de contribuição. Com isso, mais recursos serão enviados à reserva previdenciária do participante.

Prazo do IRPF 2020 termina em junho; veja orientações para informar contribuições feitas à Fundação

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Receita Federal estendeu o prazo final para entrega da declaração de imposto de renda para 30/06, mas o tempo está acabando. Lembre-se, quem perder a data está sujeito à multa. Confira como informar corretamente os aportes e empréstimos feitos junto à Entidade.

Benefício especial agora com mais segurança jurídica para os participantes da Funpresp que migraram de regime

Decisão sobre a parcela paga pela União ao servidor que passou do RPPS para o RPC torna posição defendida pela Entidade em norma vinculante para todo o Executivo Federal. Documento atesta caráter indenizatório do benefício e descarta incidência da PSS, entre outros pontos.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Abril de 2020

Brasília, abril de 2020

Empréstimo consignado terá mudanças para beneficiar participantes

Entre as alterações aprovadas pelo Conselho Deliberativo para a concessão de consignados, estão a diminuição da carência, do limite mínimo para contratação, opção pela tabela PRICE para amortização do contrato e aumento do prazo máximo para pagamento de 72 para 96 meses. As alterações entram em vigor em 1º de maio.

Extrato é atualizado para refletir escolha dos Perfis de Investimentos

O participante já pode observar, acessando a Sala do Participante, os rendimentos e as cotas da reserva individual relativos ao perfil escolhido. O prazo para opção por um dos quatro Perfis de Investimentos ocorreu entre 1º de janeiro e 29 de fevereiro deste ano.

Funpresp-Exe e Funpresp-Jud unem forças contra a

Covid-19

No primeiro webinar Bate-papo Funpresp, os diretores-presidentes das duas fundações falaram sobre rentabilidade dos investimentos, inseguranças dos participantes e solidez do sistema, entre outros assuntos. Confira o próximo webinar em 12/05 sobre investimentos.

Entidade publica Relatório Anua de Informações no

site

O documento reúne as principais ações da Fundação ao longo do ano passado. Uma das principais conquistas de 2019 foi a 4ª queda na taxa de carregamento, que entrou em vigor em abril desde ano. A Entidade também passou por mudanças relevantes em 2019.

Entidade reforça comunicação e medidas em meio à pandemia do novo coronavírus

As ações incluem diversificação de investimentos e estreitamento da comunicação com participantes e patrocinadores, incluindo o lançamento de uma nova área no site da Funpresp. O espaço reúne notícias e questionamentos sobre as medidas adotadas pela Fundação em meio à pandemia.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Fevereiro de 2020

Brasília, fevereiro de 2020

Workshops buscam atualizar conhecimentos de RH sobre previdência e Funpresp

Os eventos vão ocorrer entre março e maio deste ano em sete cidades brasileiras. O objetivo é falar das mudanças na legislação provocadas pela Reforma da Previdência, convertida na Emenda Constitucional nº 103/2019, e sobre os Perfis de Investimentos, produto em vigor desde 1º de janeiro de 2020. Todos os servidores podem participar gratuitamente.

Mais de 800 servidores federais aderem ao ExecPrev após campanha feita pelo Sigepe

Agora, os novos participantes têm até 31 de março para definir o regime de tributação da reserva previdenciária e também o Perfil de Investimentos. As escolhas devem ser feitas pela Sala do Participante.

IRPF 2020: Disponíveis demonstrativos de contribuições feitas por boleto

O documento pode ser acessado pela Sala do Participante. Até 28/02, a Funpresp vai disponibilizar, ainda, os demonstrativos de empréstimos consignados e enviar os extratos dos beneficiários por e-mail.

Prazo para concessão de empréstimo na Funpresp aumenta de 60 para 72 meses

O novo período máximo vale para os consignados assinados a partir de fevereiro deste ano. As taxas de juros para empréstimos contratados a partir de 07/02 também foram atualizadas.

Satisfação dos participantes com a Entidade aumenta mais de 11 vezes

O indicador saltou de 1,6% em 2018 para 18,4% em 2019. A pesquisa apurou o Net Promoter Score (NPS), uma métrica que busca medir a satisfação dos clientes com as instituições que se relacionam.

Após estudos, Fundação anuncia nova estrutura

organizacional

O objetivo é tornar a Entidade ainda mais ágil e eficiente, sempre com foco no participante. O novo modelo leva em consideração as necessidades do mercado e o potencial de crescimento da Funpresp.

Com a implantação dos Perfis, participante passa a observar nova linha no extrato

A alteração marca o início da alocação da reserva previdenciária em um dos quatro Perfis de Investimentos. Em caso de troca de perfil, a mudança aparecerá até 60 dias após o fim do prazo de escolha.

 

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Janeiro de 2020

Brasília, janeiro de 2020

Investimentos da Funpresp valorizam 11,15% e geram ganho acima da inflação em 2019

O percentual é superior ao índice de referência dos planos de benefícios, que foi de 8,48% no período. Pelo o quarto ano seguido a Entidade registra desempenho superior ao índice de referência. É o sexto ano consecutivo com rentabilidade acima de 10%.

Campanha de adesão eletrônica à Funpresp segue até

31 de janeiro

A inscrição é feita por meio de um clique pelo Sigepe, com o objetivo de facilitar a inscrição ao plano ExecPrev para os servidores, sem preenchimento de formulários. Assim que o servidor acessa a plataforma, surge uma janela de aviso em que é possível aderir à Funpresp.

Valores de referência dos planos ExecPrev e LegisPrev sofrem alteração para 2020

A URP para o plano ExecPrev passou para R$ 146,33 e para o LegisPrev, para R$ 143,99. Com isso, o menor Salário de Participação dos dois planos também foi alterado: R$ 1.463,30 para participantes do ExecPrev e R$ 1.439,90 para os do LegisPrev.

Aportes extras dos participantes mais que dobram em 2019 e ultrapassam R$ 12 mi

Do total, R$ 10,2 mi foram feitos por meio do aporte esporádico. O valor restante, de R$ 2,5 mi, corresponde às contribuições extras mensais descontadas no contracheque. Esses aportes reduzem a base de cálculo do IRPF e aumentam a poupança individual.

Valor máximo pago pelo INSS sobe e altera Salário de Participação na Funpresp

O novo valor foi fixado por uma portaria publicada do Ministério da Economia. O reajuste leva em consideração a inflação calculada pelo INPC do ano passado, que foi de 4,48%. A medida altera também o Salário de Participação do Ativo Normal.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Dezembro de 2019

Brasília, dezembro de 2019

Credibilidade: participante faz portabilidade de R$ 1,6 mi para a Funpresp

Acreditando na gestão, na responsabilidade e no futuro da Funpresp, o engenheiro de infraestrutura aeronáutica Germano Bayer, servidor da Anac, fez a portabilidade da economia de toda a sua vida para a Entidade. O valor foi portado para a Fundação quando o servidor decidiu se tornar participante, em abril de 2019.

Mais de 40 profissionais participaram de treinamento para gestores de RH

O curso tratou dos temas que mais geram dúvidas nos participantes: Perfis de Investimentos, que serão implementados na Funpresp em 2020, e Reforma da Previdência, convertida na Emenda à Constituição nº 103/2019.

Participante deve escolher seu Perfil de Investimentos a partir de 1º de janeiro

São quatro faixas com diferentes percentuais de alocação de recursos em duas carteiras: a Preservação e a Performance. Todos serão alocados nos perfis de acordo com a idade e, quem quiser mudar, deverá fazer a Análise do Perfil do Investidor.

Incluir parcela remuneratória à contribuição aumenta poupança individual

As parcelas incluem exercício de cargo em comissão, função comissionada ou gratificada. Nesses casos, o participante Ativo Normal ainda conta com a paridade do patrocinador. O procedimento é realizado pelo Sigepe para participantes do Executivo.

Inconsistências na Declaração Pessoal de Saúde podem invalidar cobertura da PAR

No preenchimento do questionário de contratação, o participante deve prestar informações verdadeiras sobre condições de saúde e hábitos de vida. Caso contrário, a cobertura contratada pode ser negada pela seguradora no momento da concessão.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Novembro de 2019

Brasília, novembro de 2019

Funpresp busca novo posicionamento estratégico no mercado de fundos de pensão

Para isso, Entidade divulgou novos valores, missão e visão, mais alinhados aos desafios dos próximos anos.

Entidade realiza treinamento para gestores de RH no

dia 11/12

Os gestores de Recursos Humanos dos órgãos patrocinadores da Funpresp estão convidados a participar de um treinamento para atualização do conhecimento desses profissionais.

Funpresp já devolveu R$ 16,5 milhões à União

A devolução de valores faz parte dos termos de compromisso assinados entre a Entidade e os patrocinadores, que realizaram um aporte inicial para o começo das atividades da Fundação, em 2013. O valor extra é uma antecipação do pagamento dos valores que a Funpresp deve aos patrocinadores.

Contribuição à Funpresp relativa ao 13º aparece na prévia do contracheque

Os participantes da Funpresp que são servidores do Executivo poderão observar na prévia do contracheque da folha de novembro, paga no início de dezembro, o desconto relativo à gratificação natalina (13º salário). Para os participantes do Legislativo, o desconto virá na folha de dezembro, paga no final do mês que vem.

Funpresp lançará novo pregão para complementar a seleção de fundos habilitados a operacionalizar Perfis

O objetivo é ampliar o rol de instrumentos financeiros disponíveis à Funpresp para operacionalizar as carteiras que formarão os Perfis de Investimentos.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Outubro de 2019

Brasília, outubro de 2019

Conselheiros tomam posse para mandato de quatro anos

A cerimônia desta sexta-feira marcou o início dos trabalhos de 19 titulares e suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e dos Comitês de Assessoramento Técnico dos Planos ExecPrev e LegisPrev. Dos empossados, 10 foram eleitos pelos participantes e nove foram indicados pelos patrocinadores. Os mandatos têm duração de quatro anos.

Entidade lança site que reúne informações sobre os Perfis de Investimentos

Todo o conteúdo sobre o novo produto está disponível na página especial, que será atualizada constantemente. O espaço vai conter notícias, vídeos, podcasts, manuais técnicos, perguntas frequentes e um simulador. Os Perfis de Investimentos serão implementados em 1º de janeiro de 2020.

Aporte facultativo aumenta reserva para a aposentadoria e reduz mordida do Leão

Além de ampliar a reserva previdenciária, também é possível aproveitar o benefício fiscal de até 20,5% dos rendimentos tributáveis no IRPF. Com o cálculo certo, é possível converter o valor que iria para a conta do Leão em recurso para a poupança previdenciária do participante.

Pautas de reuniões dos colegiados são disponibilizadas no site da Entidade

As pautas dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e dos Comitês de Assessoramento Técnico ExecPrev e LegisPrev serão publicadas à medida que as reuniões forem convocadas. A ação respeita um dos mais importantes pilares da Entidade, que é a transparência.

Podcast Funpresp: você sabe o que significam as siglas CD, CV e BD?

Neste episódio, entrevistamos o diretor de Seguridade da Entidade, Cícero Dias, que explicou o que são contribuição definida, contribuição variável e benefício definido, siglas presentes em todas as entidades de previdência e que diferenciam os tipos de planos.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Setembro de 2019

Brasília, setembro de 2019

Patrimônio administrado pela Fundação dobra e atinge R$ 2 bi

O patamar foi alcançado pouco mais de um ano após outro importante marco, o de R$ 1 bilhão em ativos financeiros. Credibilidade, confiança na gestão da Entidade, quantidade de participantes e alta rentabilidade são os principais motivos para a conquista.

Por aproximação com participante, gestores fazem atendimentos na Central 0800

Dirigentes da Entidade atuaram como atendentes, respondendo a dúvidas e questionamentos dos servidores que entraram em contato. Objetivo é sensibilizar gestores para a importância de tornar mais tempestivas as resposta aos participantes.

Quem fez adesão pelo Sigepe tem até 30/09 para escolher regime de tributação

Deve ficar atento ao prazo o servidor que se inscreveu no ExecPrev durante a 8ª Campanha de Adesão Eletrônica, realizada em junho e julho. É preciso optar entre as tabelas regressiva e progressiva, e a decisão é irrevogável e irretratável.

Fundação lança cartilha sobre concessão de benefícios previdenciários

O objetivo é facilitar o entendimento sobre documentos e procedimentos necessários à outorga de pensões e aposentadorias previstas nos planos ExecPrev e LegisPrev. O material é destinado a participantes e patrocinadores, e está disponível no site da Funpresp.

Podcast Funpresp: qual a diferença entre Benefício de Risco e PAR?

Enquanto o Benefício de Risco é exclusivo para o participante Ativo Normal, a PAR pode ser contratada pelos dois, além de ser uma opção para o servidor ter uma proteção maior. Confira tudo sobre o assunto no 10º episódio do podcast.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Agosto de 2019

Brasília, agosto de 2020

Funpresp reduz taxa de carregamento pela 3ª vez

Pela nova tabela, que vai entrar em vigor em abril de 2020, o participante já será beneficiado a partir do 2º ano de adesão a um dos planos de benefícios administrados pela Fundação. A medida representa mais recursos para as reservas previdenciárias individuais.

Auditoria da CGU certifica as contas da Fundação no exercício de 2018

A fiscalização foi feita entre março e julho deste ano e levou em conta cinco aspectos, entre avaliação dos controles internos e gestão financeira e orçamentária. É a primeira vez que a Entidade é submetida à avaliação.

Palestras “Sou Funpresp, e agora?” já alcançaram mais de 300 servidores

Desde o lançamento do novo tema, já foram realizados três eventos em órgãos federais. A temática é voltada para participantes recém-aderidos e as palestras podem ser solicitadas pela Sala do Patrocinador.

Quem fez adesão eletrônica tem até 30/09 para escolher regime de tributação

A escolha pela tabela progressiva ou regressiva é irretratável e irrevogável e, por isso, o participante deve estar ciente antes de optar. A campanha de adesão eletrônica foi realizada pelo Ministério da Economia.

Campanha busca atualizar cadastro dos participantes junto à Fundação

A ação incentiva os mais de 87 mil servidores com planos administrados pela Entidade a conferir os dados cadastrais. A medida é fundamental para fins de comunicação entre o participante e a Fundação.

Participantes já fizeram mais de R$ 4,8 mi em aportes e portabilidade em 2019

Do total, R$ 3,3 milhões foram portados para a Entidade de outros fundos de pensão ou previdências privadas geridas por bancos. O restante, R$ 1,4 milhões, é resultado de aportes facultativos.

Podcast: Fundação oferece taxas de empréstimos menores que o mercado

A possibilidade de obter um consignado é mais uma facilidade oferecida pela Fundação ao participante, com taxas menores que as praticadas por outras entidades. Nesta edição, o diretor de Investimentos, Tiago Dahdah, fala sobre o assunto.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Julho de 2019

Brasília, julho de 2019

Confira o procedimento para comunicar invalidez ou morte de participante à Funpresp

Quando um participante faz jus à aposentadoria por invalidez ou morte, o RH do órgão ao qual ele pertence precisa notificar a Entidade. O patrocinador deve fornecer alguns documentos para a requisição do benefício por parte do servidor ou de seus beneficiários junto à Funpresp.

Adesão eletrônica ao plano ExecPrev termina em 31 de julho

Campanha do Ministério da Economia oferece previdência complementar a 24,8 mil servidores. Pelo Sigepe é possível se tornar participante da Funpresp de forma simples e mais rápida.

Novo tema de palestras busca atender participantes recém-aderidos

RH pode solicitar à Entidade a palestra “Sou Funpresp, e agora?”, focada nos novos participantes e também nos servidores que migraram do RPPS para o RPC. O pedido pode ser feito pela Sala do Patrocinador.

Carteira de empréstimos da Fundação ultrapassa R$ 14

milhões

Os dados compreendem o período do início das operações, em agosto de 2017, até junho de 2019. Os rendimentos obtidos com os juros dos empréstimos são revertidos para os próprios participantes.

Redução na taxa de carregamento vai beneficiar 304 participantes em julho

O grupo de servidores completa seis anos de adesão a um dos planos da Entidade e, por isso, começa a se beneficiar da queda na única taxa cobrada pela Funpresp. O percentual cai de 7% para 5% ao ano.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Junho de 2019

Brasília, junho de 2019

Conheça as histórias de alguns dos 69 beneficiários da Funpresp

Com apenas seis anos de existência, a Fundação Previdência Complementar do Servidor Público Federal já oferece cobertura de riscos previdenciários para 69 pessoas todos os meses. São cônjuges, filhos, companheiros e herdeiros legais, além dos próprios participantes, que passaram a contar com proteção adicional em momentos de adversidade.

Queda na taxa de carregamento alcança mais de 260 participantes em junho

Quem completa seis anos de adesão ao plano ExecPrev ou LegisPrev neste mês vai perceber a redução de 7% para 5% na cobrança. Quanto mais tempo de plano, menor será a taxa, que cairá para 3% quando o servidor completar oito anos de filiação à Entidade.

Comitês auxiliares da Diretoria Executiva atuam na governança e redução de riscos

A gestão de uma entidade de previdência complementar também depende de controles internos. Na Funpresp, quatro colegiados fazem o acompanhamento e monitoramento de investimentos, seguridade, conformidade e tecnologia da informação.

Para ampliar contato com o participante, Fundação chega ao LinkedIn

No perfil da Entidade na rede social, serão divulgadas oportunidades de emprego e seleções, números, eventos e palestras, entre outras informações. A plataforma pode ser acessada pelo site ou pelo aplicativo para smartphones.

Podcast: uma breve história sobre o início do funcionamento da Entidade

Fruto da reforma da previdência de 2003, a Funpresp só virou realidade 10 anos depois. A partir daí, o trabalho de consolidação da Fundação se intensificou, com profissionais que até hoje se dedicam à missão de prover segurança previdenciária para o servidor.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Maio de 2019

Brasília, maio de 2019

Entenda o processo de cotização das reservas previdenciárias

Todos os meses, a contribuição do participante e a contrapartida do patrocinador são convertidas em cotas. Mas o que isso significa? Quais são os prazos desse processo? Por que essa conversão é necessária? Acesse o conteúdo e tire dúvidas sobre o assunto.

Queda na taxa de carregamento beneficia 158 participantes da Funpresp em maio

A taxa cai de 7% para 5% para os servidores a partir do 6º ano de adesão a um dos planos de benefícios administrados pela Entidade. A redução é possível devido ao alcance do ponto de equilíbrio entre as receitas e despesas da Fundação.

Saiba como solicitar uma palestra da Funpresp no seu

órgão

Os profissionais de RH podem fazer o pedido diretamente pela Sala do Patrocinador. Basta preencher o formulário. Em seguida, a área de Relacionamento Institucional da Fundação entrará em contato para confirmar o agendamento.

Contribuição facultativa: entenda os benefícios e como

solicitar

Fazer aportes extras ao plano aumenta a poupança previdenciária e permite a dedução no IRPF. É possível fazer contribuições mensais, além daquelas debitadas diretamente do contracheque, ou esporádicas.

Rentabilidade do ExecPrev supera 100% no acumulado desde o início do plano

A marca superou o índice de referência, medido pelo IPCA + 4%, definido pela Política de Investimentos da Fundação. O indicador acumulou 82,38% de rentabilidade no mesmo período.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Abril de 2019

Brasília, abril de 2019

Entidade publica Relatório Anual de Informações 2018

A publicação traz as principais ações da Fundação ao longo do último ano nas áreas de Governança, Investimentos, Comunicação, Seguridade e Administração, além de reunir dados importantes sobre a gestão no ano passado. Em 2018, a Funpresp atingiu importantes resultados, como o ponto de equilíbrio entre receitas e despesas e a marca de R$ 1 bi em patrimônio. 

Mais de 140 participantes terão redução da taxa de carregamento já em abril

A redução da única taxa cobrada pela Entidade foi aprovada pelo Conselho Deliberativo e será gradativa, a partir do 6º ano de participação em um dos planos de benefícios. Só este ano, mais de 2,2 mil participantes se beneficiarão com a medida, que proporcionará mais recursos na reserva individual.

Taxa de adesão à Funpresp na 3ª janela de migração supera 60%

Dos mais de 6,5 mil servidores que trocaram o RPPS pelo RPC entre setembro de 2018 e março de 2019, mais de 4,1 mil se tornaram participantes da Funpresp. Os números levam em consideração os servidores dos poderes Executivo e Legislativo Federal que fizeram adesão até 25 de abril.

Patrimônio administrado pela Fundação supera R$ 1,56 bilhão em março de 2019

Mais da metade desse valor (R$ 898 milhões) é gerida pela Funpresp, enquanto o restante é administrado por entidades parceiras. Nos 12 meses encerrados em março, a rentabilidade acumulou 10,12%, superior a investimentos considerados tradicionais, como poupança, Tesouro Direto e PGBL.

Funpresp reúne especialistas brasileiros e estrangeiros em evento sobre previdência

Mais de 200 pessoas prestigiaram o 3º Seminário Internacional da Entidade, que propôs reflexão e trouxe variadas experiências sobre fundos de pensão e aposentadorias ao redor do mundo. Foram discutidos temas como longevidade, modelos, reformas previdenciárias, governança e perfis de investimento.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Março de 2019

Brasília, março de 2019

Funpresp já fez mais de 150 atendimentos de migração na sede

O objetivo é ajudar o servidor regido pelo RPPS a tomar sua decisão. O plantão segue até 29 de março, data-limite para pedir a migração. Não há mais vagas para agendamento, mas é possível tirar dúvidas pelo site, procurar a Entidade pelo 0800 ou Fale Conosco ou, ainda, por intermédio dos nossos representantes.

IRPF 2019: Saiba como informar as contribuições à Funpresp

Contribuintes de todo o país têm até 30 de abril deste ano para entregar a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física de 2019. Os aportes feitos para planos de previdência complementar, como a Funpresp, devem ser informados no documento. Confira como preencher a declaração em cada caso.

 

Proposta de Reforma da Previdência não afeta planos na

Funpresp

Isso porque a PEC 6/2019 apresenta alterações apenas no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A Entidade preparou um material de apoio, com respostas a perguntas frequentes e tabelas comparativas, para ajudar a explicar as mudanças propostas pelo governo federal.

Funpresp realiza 3º Seminário Internacional sobre Previdência Complementar

A ideia é ampliar a discussão e destacar a importância do regime de previdência complementar, não só para o servidor, mas para toda a sociedade brasileira. Foram convidados para debater o assunto professores, especialistas e formadores de opinião do Brasil e de outros países, como Canadá, Estados Unidos e Chile.

Podcast: bate-papo sobre políticas de investimento com o diretor Tiago Dahdah

Neste terceiro programa, conversamos sobre as diretrizes adotadas pela Entidade para alcançar o melhor resultado possível para os recursos investidos pelo participante na sua reserva individual. O debate também abordou os manuais de Perfis de Investimentos, que começarão a ser implantados em 2019.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Fevereiro de 2019

Brasília, fevereiro de 2019

Mais de 4 mil participantes e assistidos elegem representantes em quatro colegiados da Entidade

Foram eleitas três chapas para compor os conselhos Deliberativo e Fiscal e os comitês de assessoramento técnico dos planos ExecPrev e LegisPrev. São 10 membros, sendo cinco titulares e cinco suplentes, todos com mandato de quatro anos. A posse dos escolhidos está prevista para maio.

Receita descarta incidência de contribuição previdenciária sobre benefício especial

Acatando argumentos da Gerência Jurídica da Funpresp, a norma vincula todas as decisões sobre o assunto no âmbito federal, recomendando a não incidência de CPSS sobre o benefício.

Nova funcionalidade no site permite adesão 100% digital ao plano ExecPrev

A ferramenta exclui a necessidade de imprimir formulários e da homologação por parte do RH. Por enquanto, a novidade está disponível apenas para servidores com acesso ao Sigepe.

Fundação disponibiliza contratação de consignado pelo

aplicativo

O empréstimo por meio do app (disponível para iOS e Android) está condicionado, entre outros quesitos, à reserva do participante. Também é preciso autorizar a Funpresp como consignatária por meio do Sigepe.

Funpresp estreia série de podcasts sobre previdência complementar

Aliando modernidade e transparência, a Entidade lança mais um produto para que o participante se mantenha atualizado sobre seu plano de previdência. O conteúdo está disponível no Spotify e no site da Fundação.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Janeiro de 2019

Brasília, janeiro de 2019

Teto do INSS sobe 3,43% e reajuste altera salário de participação

O valor máximo das aposentadorias e pensões concedidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social passou a ser de R$ 5.839,45. O reajuste, que levou em consideração a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 2018, também altera o salário de participação do Ativo Normal nos planos administrados pela Funpresp (ExecPrev ou LegisPrev).

Mais moderna e prática, nova Sala do Participante já está no ar

O ambiente foi totalmente reformulado e traz novidades, como a área de autoatendimento e a disponibilização de extrato por período. A votação para as Eleições Funpresp 2019, que acontecerá entre 4 e 11 de fevereiro, só poderá ser feita pelo espaço exclusivo e pelo aplicativo da Entidade para smartphones. 

Valor de referência dos planos ExecPrev e LegisPrev sofre alteração

A Unidade de Referência do Plano (URP) sofreu reajuste anual para aplicação já em 2019. O aumento leva em consideração o IPCA medido no ano passado, que foi de 3,75%. Para o Plano ExecPrev, o valor atualizado é de R$ 140,28. Já para o Plano LegisPrev, R$ 138,04.

Participantes fazem R$ 5,6 mi em aportes facultativos em

2018

O valor das contribuições facultativas registrado no ano passado foi mais que o dobro de 2017 (R$ 2,5 milhões). O número, que se refere aos aportes feitos pelo participante no sentido de incrementar a sua reserva previdenciária, demonstra a confiança dos participantes na gestão da Entidade.

Investimentos valorizam 10,38% em 2018 e geram ganho real superior a 6,0%

Esse foi o terceiro ano consecutivo de superação do índice de referência e o quinto de rentabilidades acima de 10%. No período, investimentos considerados tradicionais tiveram rendimento inferior ao da Funpresp, como a poupança (4,62%), a previdência privada tipo PGBL (7,19%) e os títulos públicos federais (10,03%).

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Dezembro de 2018

Brasília, dezembro de 2018

RH precisa informar à Funpresp casos de morte, licença e aposentadoria de participantes

A falta de informações dos participantes, como telefone, e-mail e endereço, atrasa e até impede a concessão de benefícios. Sem dados atualizados, a Entidade não consegue localizar o servidor ou sua família em caso de morte ou aposentadoria do participante. Também é essencial que o departamento de gestão de pessoas informe os casos de afastamento não remunerado.

Contrapartida do patrocinador é depositada mensalmente na conta do participante

A obrigação está prevista em leis, decretos e até nos regulamentos dos planos de benefícios administrados pela Funpresp. O não cumprimento dessa premissa pode gerar sanções que vão desde acréscimo de mora ao valor devido até a execução judicial da dívida. O participante pode acompanhar tudo pelo extrato.

Servidor pode aderir à Funpresp via Sigepe com apenas um

clique

A 7ª etapa da campanha de adesão eletrônica pretende atingir um universo de 21,9 mil servidores do Poder Executivo Federal. Basta que o servidor clique em “sim” no pop up que surgirá na tela do Sistema de Gestão de Pessoas. A ação segue no ar até o dia 31 de janeiro de 2019.

Comitê propõe redução da taxa de carregamento para até

3,0%

A nova tabela aprovada pelo Comitê de Seguridade da Funpresp sugere uma queda maior nos percentuais que vigoram atualmente. Hoje, o piso é 4,5%. A proposta ainda precisa ser aprovada pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo, e propõe taxas menores quanto maior for o tempo de permanência em um dos planos de benefícios.

Teto do empréstimo consignado pela Funpresp aumenta

O valor máximo a ser contratado nos empréstimos para os participantes que são servidores do Poder Executivo Federal passou de três para quatro vezes o valor da remuneração. Ou seja, se o participante recebe R$ 10 mil mensais, o valor máximo da contratação passa de R$ 30 mil para R$ 40 mil.

Comunicado: Funpresp-Exe solicitará alteração no Estatuto à PREVIC

A proposta de alteração foi aprovada na 69ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Entidade. As alterações visam melhorar os mecanismos de governança e o processo decisório dos colegiados da Fundação e não implicam em aumento de custos financeiros para os patrocinadores e participantes.

“Quem migra se sente alguém capaz de ser senhor do próprio destino.”

A opinião é do diretor de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, Delano Buun, que migrou do RPPS para o RPC. O gestor decidiu trocar as regras da aposentadoria após quatro meses de estudo. Conheça também o caso de Ricardo Saito, procurador da AGU, que também optou pela migração e adesão à Funpresp.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Novembro de 2018

Brasília, novembro de 2018

PAR foi atrativo para piloto da Receita Federal aderir à Funpresp

O auditor fiscal Marlos Scheffer migrou do RPPS para o RPC e aderiu à previdência complementar, com a contratação da Parcela Adicional de Risco (PAR), que é a cobertura em caso de morte ou invalidez permanente. A atuação como piloto de helicóptero da Receita foi o principal motivo para o marido e pai de dois filhos decidir pela proteção adicional oferecida pela Funpresp à sua família.

Workshops sobre migração e previdência já reuniram mais de 300 pessoas

O evento esclarece dúvidas de servidores e gestores de RH. Um dos assuntos mais abordados é a migração de regime previdenciário. Os encontros já aconteceram em cinco cidades e Brasília será a última a sediar o debate, no dia 29/11. As inscrições estão abertas.

Prazo para se inscrever nos cursos sobre previdência na Esaf termina dia 30/11

As aulas permitem que servidores públicos dos poderes Executivo e Legislativo federal, além de gestores de RH, aprendam mais sobre Previdência Complementar. Os cursos são gratuitos, na modalidade a distância, e os participantes recebem certificado após a conclusão.

Contribuição sobre gratificação natalina aparece na prévia de dezembro

No contracheque do mês que vem, os participantes dos planos administrados pela Funpresp já podem observar dois descontos: um deles se refere à contribuição do mês corrente e o outro diz respeito à gratificação natalina (13º salário).

Participantes contam por que decidiram trocar o RPPS pelo RPC

Perspectivas sobre o futuro econômico e político do país e a própria aposentadoria estão entre os motivos apontados por servidores que optaram por migrar do Regime Próprio de Previdência Social para o Regime de Previdência Complementar, cujo prazo foi reaberto pela MP 853/2018.

Assista série de vídeos sobre os institutos previdenciários na TV Funpresp

No canal da Fundação no Youtube, o participante pode conferir cinco vídeos sobre o assunto. Os institutos previdenciários são aplicados aos casos de participantes que encerram vínculo funcional com a Administração Pública antes da aposentadoria.

Entidade publica livro digital para ajudar a reduzir a mordida do Leão em 2019

O e-book contém todas as informações necessárias para o participante conseguir o maior benefício fiscal possível na declaração de Imposto de Renda Pessoa Física do ano que vem. Para isso, é preciso fazer contribuições esporádicas ainda em 2018.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Outubro de 2018

Brasília, outubro de 2018

Saiba a diferença das taxas cobradas por bancos e pela Funpresp

Algumas instituições bancárias têm divulgado que não cobram mais taxa de carregamento na contratação de previdência privada tipo PGBL sem deixar claro, no entanto, que continuam cobrando taxa de administração. Na Funpresp o participante paga apenas a taxa de carregamento, que incide sobre as contribuições mensais. Preparamos um material especial para você entender a diferença entre as duas taxas, como elas podem provocar impacto na poupança previdenciária, e saber por que a Funpresp oferece mais vantagens.

Outubro é o mês de alteração do salário de participação

O Participante Ativo Alternativo tem até o fim deste mês para mudar o valor da parcela sobre a qual incide a contribuição mensal destinada à Funpresp. Aumentar o salário de participação amplia a previdência individual e pode reduzir a mordida do Leão no ano que vem.

Inscrições abertas para workshop sobre previdência complementar e migração

Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília ainda vão receber evento da Funpresp, voltado para servidores e gestores de RH. O evento vai ampliar conhecimento sobre o assunto e tirar dúvidas a respeito do novo prazo de migração do RPPS para o RPC.

Aumente sua poupança e reduza a mordida do Leão com o aporte facultativo

Além de ampliar a reserva previdenciária, o participante pode aproveitar o benefício fiscal de até 20,5% dos rendimentos tributáveis no IRPF. O aporte está livre de taxa de carregamento e, portanto, é 100% destinado para a reserva individual do participante.

Perfis de Investimentos são aprovados na Funpresp

Elaborado e proposto pela Diretoria Executiva, o modelo leva em consideração a idade do participante, com o objetivo de oferecer o perfil de investimento mais adequado a cada um. A implementação dos novos modelos deve ser concluída no fim de 2019.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Setembro de 2018

Brasília, setembro de 2018

Servidor ganha nova chance para migrar de regime previdenciário

O prazo para trocar o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) pelo Regime de Previdência Complementar (RPC) foi reaberto pela Medida Provisória 853/2018, assinada em solenidade no Palácio do Planalto. Agora, o servidor que entrou na esfera federal antes de 2013 tem até o dia 29 de março de 2019 para fazer a opção. A Funpresp preparou um site especial com todas as informações necessárias para o servidor tomar a decisão mais adequada aos seus planos de aposentadoria.

Workshops vão discutir a previdência complementar do servidor público

Nos meses de outubro e novembro, a Funpresp vai promover debates sobre o assunto em seis cidades brasileiras. Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Brasília (DF) vão receber edições do evento, que já estão com as inscrições abertas.

Sistema permite incluir Gsiste, Gsisp e Gaeg na contribuição à Funpresp

Com a medida, o próprio servidor pode, pelo Sigepe, ajustar a parcela de contribuição e, assim, aumentar sua poupança previdenciária. No caso do participante Ativo Normal, a medida também eleva a contrapartida paga pelo patrocinador para composição da reserva individual do servidor.

Diretores que cuidam do patrimônio dos servidores são participantes da Entidade

Por decisão do Conselho Deliberativo, os gestores da Funpresp são servidores federais, capacitados nas áreas relacionadas (financeira, jurídica, atuarial, entre outras) e com reputação ilibada. Adotar critérios técnicos é prática comum em fundações consolidadas no Brasil.

Adesão eletrônica: prazo para escolha de regime tributário acaba no fim do mês

Quem optou por participar da Funpresp na última campanha de adesão eletrônica, realizada pelo Sigepe, tem até o dia 28 de setembro para escolher o regime de tributação do seu plano de previdência complementar: progressivo ou regressivo. É preciso cautela para escolher a tabela aplicada, pois não será possível mudar.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Agosto de 2018

Brasília, agosto de 2018

Campanha de adesão eletrônica alcança excelente resultado

Ação teve o 2º melhor desempenho desde 2016, quando teve início, ficando abaixo apenas do verificado na primeira rodada, que registrou um recorde de 1.807 adesões. As seis edições da campanha somaram 5.278 novos participantes. Adesão foi possível por meio de apenas um clique.

Curso para RH vai reciclar conhecimentos

No dia 20 de setembro, o treinamento realizado pela Funpresp vai abordar assuntos sobre a Entidade, os planos de benefícios e o Regime de Previdência Complementar (RPC).

Saiba como solicitar palestras da Funpresp

O pedido é feito pela Sala do Patrocinador, onde é possível requisitar na opção “Solicitação de Palestras”. Basta preencher o formulário e aguardar aprovação e contato para confirmar o agendamento.

Acompanhe as Eleições Funpresp 2019 pela página

especial

O pleito vai eleger 5 representantes e respectivos suplentes para um mandato de 4 anos. É dever do participante e assistido acompanhar o processo eleitoral. Acesse todas as informações no site.

Rentabilidade da Funpresp em 12 meses sobe para 9,76% em

julho

O resultado representa leve alta em relação a junho, quando o acumulado foi de 9,42%. De janeiro a julho deste ano, a rentabilidade dos investimentos da Fundação chegou a 5,51%.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Julho de 2018

Brasília, julho de 2018

Um bilhão de patrimônio, confiança e credibilidade

Esta segunda-feira, dia 23 de julho de 2018, já entrou na história da Funpresp como mais um marco de confiança na Entidade por parte dos seus participantes, patrocinadores, assistidos, gestores e colaboradores. Nesta data, a Fundação alcançou R$ 1 bilhão em patrimônio. Confira mensagem do diretor-presidente, Ricardo Pena.

Começa processo eleitoral para renovação de mandatos em 2019

Foram designados os membros da Comissão Eleitoral. O pleito vai eleger 5 representantes (e suplentes) dos participantes e assistidos dos planos de benefícios previdenciários administrados pela Fundação.

Sigepe e Siape podem apresentar instabilidades no acesso

Elevado número de solicitações simultâneas provocam oscilações nos sistemas. RHs precisam ficar atentos com a proximidade do fim do prazo para migração, que se encerra em 27 de julho.

Servidor pode fazer adesão eletrônica à Fundação até 10 de agosto

A opção estará disponível pelo Sigepe para quem entrou em exercício no Executivo Federal após a criação da Fundo (04/02/2013) e antes do início da adesão automática (05/11/2015).

Rentabilidade do Fundo atinge 9,42% nos últimos 12 meses

Rendimentos são superiores a investimentos como PGBL, títulos públicos e poupança. Em junho, a carteira de investimentos da Entidade somou R$ 956 milhões em patrimônio.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Junho de 2018

Brasília, junho de 2018

Número de participantes da Fundação supera os 61,5 mil

Com a marca, a Entidade está cada vez mais próxima de atingir o ponto de equilíbrio, previsto para acontecer já no segundo semestre de 2018. A Funpresp possui 189 patrocinadores.

Especialistas debatem rumos da previdência dos

servidores

Seminário promovido pela Funpresp e Funpresp-Jud teve painéis sobre tributação, migração e Benefício Especial. Evento reuniu, em Brasília, mais de 200 interessados no assunto.

RHs são orientados a participar de curso sobre Previdência Complementar

O curso a distância, fruto de uma parceria entre a Funpresp e a Esaf, busca aprimorar conhecimentos dos profissionais sobre o assunto. Servidores também terão aulas específicas sobre o RPC.

Gerência elabora parecer jurídico sobre o Benefício Especial

O documento analisa 30 quesitos com dúvidas dos participantes e servidores federais sobre o benefício. Entre os pontos, estão a natureza e a segurança jurídica da parcela, além das regras de cálculos.

Funpresp realiza palestras no Recife e Brasília para servidores

O objetivo é levar informações sobre previdência e se aproximar de potenciais participantes. Especialistas vão abordar pontos da previdência complementar e dos planos administrados.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Maio de 2018

Brasília, maio de 2018

Profissionais de RHs ganham Sala do Patrocinador. Saiba como acessar

No espaço exclusivo, estão reunidos informativos, formulários, documentações, procedimentos do Siape, entre outras informações que vão facilitar o trabalho dos servidores da área de Recursos Humanos nos órgãos patrocinadores.

Novo portal traz área de autoatendimento com navegação mais intuitiva

Lançado em abril, novo site da Funpresp facilita o acesso às informações para quem já é participante e para o servidor público que tem interesse em aderir. A página conta com um menu de Transparência mais completo à disposição do participante.

Fundação é vista como uma instituição respeitada pelos participantes

Em pesquisa de opinião, 70,5% dos entrevistados disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a Funpresp. E mais: 93% consideram a Entidade uma instituição respeitada porque há transparência na gestão.

Participante ganha aplicativo da Funpresp para Android e

IOS

No app, o servidor pode acompanhar o extrato simplificado, ver o detalhamento de contribuição, conferir o capital segurado da Parcela Adicional de Risco, entre outras funcionalidades. Em breve, será possível realizar empréstimo pelo celular.

Membros dos órgãos colegiados debatem desafios da

Fundação

Representantes dos participantes e patrocinadores da Funpresp se reuniram no mês passado para o 2º Encontro de Governança. Eles discutiram as ações de transparência, fizeram balanço das principais ações da Entidade e trataram sobre os desafios futuros.

Mais de 1,7 mil pessoas já se inscreveram no EAD da

Funpresp

Cursos a distância, elaborados em parceria com a Esaf, são gratuitos e tratam sobre a Previdência Complementar do Servidor Público Federal. Aluno receberá um certificado caso tenha aproveitamento igual ou superior a 70%.

Prazo para migração de Regime Previdenciário está chegando ao fim

Mais de 2,7 mil já migraram para o Regime de Previdência Complementar (RPC). Interessados têm menos de três meses para migrar, quando se encerra o prazo. Decisão irretratável e irrevogável, a decisão deve ser avaliada minuciosamente.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Abril de 2018

Brasília, abril de 2018

Fundação aumenta reserva individual do participante

O percentual destinado ao Fundo Coletivo de Benefícios Extraordinários (FCBE) passou de 21,53% para 17,94% no Plano ExecPrev e de 23,71% para 19,47% no LegisPrev. Os participantes, já nesta competência de abril, verão o aumento das contribuições direcionadas à Reserva Individual do Participante (RAP). O FCBE continuará cobrindo os riscos de morte e invalidez. Entenda.

Alíquota de contribuição e salário de participação podem ser alterados este mês

O mês de abril é o único momento do ano em que os participantes podem alterar o percentual de contribuição. Já a alteração do salário de participação, exclusiva para o Participante Ativo Alternativo, também pode ser realizada em outubro.

IRPF 2018: Saiba como informar contribuições à Funpresp

O participante da Fundação deve ficar atento ao prazo para declaração do Imposto de Renda, que se encerra no dia 30 de abril. Veja como proceder em cada caso para não ter problemas com o Leão e aproveitar o benefício fiscal sobre as contribuições.

Curso EAD é oferecido para profissionais de RH

A Funpresp e a Escola de Administração Fazendária (ESAF) disponibilizam o curso Funpresp para RH – a Previdência Complementar do Servidor Público Federal. O estudo traz informações necessárias para auxiliar os servidores na escolha de adesão à Funpresp.

Taxa de carregamento terá redução gradativa para 4,5%

A partir de abril de 2019, a taxa de carregamento da Funpresp será reduzida gradativamente. O tempo de filiação dos participantes aos planos de benefícios administrados pela Fundação é o que determinará a diminuição da taxa, que passará de 7% para 4,5%.

Mais transparência na gestão garante mais segurança ao participante

Ao disponibilizar uma área de transparência completa no portal, a Funpresp deixa a gestão cada vez mais acessível aos participantes e à sociedade em geral. No local é possível encontrar informações como atas, relatórios de diárias e passagens, portarias, licitações, entre outros. Confira.

Funpresp cresce acima do esperado em 2017

O Relatório Anual de Informações (RAI) 2017 trará as principais ações da Fundação, como o número crescente de adesões da Entidade, que fechou 2017 com 54.206 participantes. Esse aumento tem como reflexo o patrimônio da Funpresp de R$ 748 milhões no ano passado.

Fundação conta com ouvidora certificada pela ABO

Coordenadora de Relacionamento e Atendimento aos participantes da Funpresp, Sandi Gutierrez, foi certificada como ouvidora pela Associação Brasileira de Ouvidores. O canal funciona como ponte entre participantes, assistidos, patrocinadores e a Entidade.

Investimentos da Funpresp alcançam 10,15% nos últimos 12 meses

A rentabilidade consolidada dos planos de benefícios manteve-se à frente do índice de referência com 3,28% no acumulado de janeiro a março. A Funpresp teve 78,70% de rentabilidade desde a sua fundação em 2013.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Março de 2018

Brasília, março de 2018

Hotsite mostra os motivos para ter um plano de Previdência Complementar

No novo canal de comunicação da Funpresp, é possível conhecer as vantagens e assistir depoimentos em vídeo de participantes que já usufruem dos benefícios. Também foi disponibilizado um simulador de benefício, para ajudar na escolha.

IRPF: Demonstrativos estão disponíveis na Sala do Participante

Participantes que fizeram contribuição à Funpresp via boleto e os que requisitaram empréstimo em 2017 já podem fazer o download do demonstrativo na área exclusiva do site. O período para declaração do IRPF termina em 27 de abril de 2018.

Carteira de investimentos da Fundação inicia 2018 com alta de 1,81%

Crescimento, em comparação ao mesmo período do ano passado, foi de 0,38% pontos percentuais. Nos últimos 12 meses, a rentabilidade foi de 11,24%, superior ao índice de referência dos planos administrados pela Fundação, o IPCA + 4% a.a., que alcançou 7,11%.

Fundação reduz taxa de juros da carteira de empréstimos e atualiza critérios

Os limites de contratação passaram a ser de R$ 7 mil a até três vezes o salário do servidor. Já o prazo mínimo, que era de 12 meses, passou para seis meses e a taxa de juros foi reduzida para um mínimo de 0,84% ao mês, variando de acordo com o prazo contratado.

Adesão eletrônica: participante deve escolher o regime de tributação

Quem aderiu ao plano ExecPrev por meio da campanha no Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe), realizada entre 27/11/2017 e 12/01/2018, tem até o fim de março para optar entre o regime de tributação regressivo e progressivo.

Confira o perfil do servidor público que optou por migrar para o RPC

Mais de 2,4 pessoas já optaram por fazer parte do Regime de Previdência Complementar, sendo 1.911 do Poder Executivo e 572 do Legislativo. A Funpresp fez uma análise dos migrantes do Executivo Federal: 87% deles recebem mais de R$ 14 mil.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Janeiro de 2018

Brasília, janeiro de 2018

Novo teto do INSS atualiza salário de participação dos planos

Teto da Previdência Social foi reajustado para R$ 5.645,80 em 2018. O novo valor impacta diretamente na contribuição do participante, pois o salário de participação também é alterado. Entenda como a novidade afeta a poupança previdenciária.

Investimentos da Funpresp fecham 2017 com 10,82% de rentabilidade

A Funpresp chegou ao final de 2017 com 10,82% de rentabilidade consolidada dos planos de benefícios administrados pela Fundação. O desempenho de janeiro a dezembro superou o índice de referência dos planos, IPCA + 4% ao ano, que apresentou uma variação acumulada de 6,87% no mesmo período.

Planejamento orienta sobre o repasse das consignações de empréstimo

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento (SGP/MP) disponibilizou comunicado que norteia as unidades de RH dos órgãos do Executivo quanto ao repasse dos valores referentes à rubrica de empréstimo consignado.

Valor da contribuição mínima do Participante Ativo Alternativo é alterado

Mudança ocorre em função do reajuste anual da Unidade de Referência do Plano (URP), que define o mínimo de aporte do Ativo Alternativo. Com a atualização, o valor da URP para o ExecPrev passa a ser de R$ 135,22 e do LegisPrev, R$ 133,06.

Falando de Previdência: mestre em Filosofia fala sobre felicidade e trabalho

Teresinha Rios, mestre pela PUC-SP, fala em entrevista à Funpresp sobre as características do bom trabalho: “um trabalho que nos faz bem, que seja proporcionador de felicidade”. Segundo ela, é preciso realizar atividades que sejam benéficas para todos.

Servidor público pode migrar para Regime de Previdência Complementar até julho

Quem entrou no serviço público federal antes de 4 de fevereiro de 2013 têm mais seis meses para optar pela migração de Regime Previdenciário. Decisão irretratável e irrevogável, a migração deve ser avaliada minuciosamente pelos servidores.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Dezembro de 2017

Brasília, dezembro de 2017

Servidores ganham nova chance de aderir de forma eletrônica à Funpresp pelo Sigepe

Ministério do Planejamento iniciou nova etapa de adesão eletrônica aos planos de benefícios. Opção de aderir pelo Sigepe segue aberta até 12 de janeiro para cerca de 14,7 mil servidores do Poder Executivo. As inscrições serão processadas em 1º de janeiro.

Mais de 1,7 mil servidores já migraram para a Previdência Complementar

Última atualização do Ministério do Planejamento mostra que 1.787 servidores públicos optaram por migrar do Regime Próprio de Previdência Social para o RPC. Prazo para mudança segue até julho do ano que vem. Fundação oferece simulador e atendimento.

Novos membros dos órgãos colegiados tomam posse em

Brasília

Solenidade realizada no último dia 15 deu posse aos membros eleitos e indicados para os conselhos Deliberativo e Fiscal e para os comitês de Assessoramento Técnico ExecPrev e LegisPrev. Eles agora fazem parte da governança da Entidade.

Empréstimo está disponível online de segunda a segunda, 24 horas por dia

A ferramenta de contratação do empréstimo consignado da Funpresp dá aos interessados a possibilidade de realizar a solicitação de crédito pela Sala do Participante também aos sábados e domingos, de maneira simples, prática e segura.

Quase 17 mil aderem aos planos de benefícios da Funpresp neste ano

Com 16.987 novos participantes em 2017, a Fundação superou a marca do ano passado, quando foram realizadas 14 mil inscrições. Do total, 16.694 foram inscritos no plano de benefícios ExecPrev e 293 no plano LegisPrev. Confira os dados do ano.

Retrospectiva: relembre os momentos mais marcantes do ano

Na última edição de 2017, o Informativo do Patrocinador traz os episódios que contribuíram para o crescimento da Fundação no período: criação da central de atendimento, realização das Eleições Funpresp 2017, lançamento da nova marca… Veja os destaques.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Novembro de 2017

Brasília, novembro de 2017

#AjudaAí – Vídeo explica como simular a adesão à Funpresp

A Fundação oferece ao servidor público um simulador que mostra como seria a adesão aos planos de benefícios da Fundação. No vídeo explicativo, os interessados em aderir podem conferir como usar o simulador e quais informações podem ser encontradas nele.

Conheça os prazos que envolvem a adesão automática aos planos de benefícios

O servidor foi inscrito automaticamente nos planos de benefícios da Funpresp e quer saber quais os próximos passos para garantir segurança previdenciária? O Informativo do Patrocinador traz todos os detalhes dos prazos que envolvem o processo.

Participante pode aumentar o benefício fiscal com contribuições facultativas

Ao realizar aportes voluntários até 15 de dezembro, o participante da Funpresp pode engordar a poupança previdenciária e ainda reduzir os valores pagos ao Leão. Dedução fiscal pode chegar até 20,5% dos rendimentos tributáveis no IRPF 2018.

Gratificação natalina: contribuição já aparece na prévia da folha de dezembro

Desconto relativo ao 13º salário proporciona o aumento da reserva previdenciária já que, ao se aposentar, o assistido receberá 13 parcelas anuais do benefício complementar. Contribuição sobre essa remuneração ocorre em dezembro.

Saiba quais funcionalidades estão disponíveis na Sala do Participante

A área exclusiva auxilia o servidor a acompanhar a reserva previdenciária. No espaço, é possível conferir o Extrato do Participante, as cotas e os dados cadastrais. Primeiro acesso é liberado, em média, 15 dias após a primeira contribuição.

Falando de Previdência – Planejar a aposentadoria é preciso

A jornalista e economista pela Unicamp Luciana Seabra fala sobre a necessidade de planejar a aposentadoria para garantir um futuro seguro. Segundo ela, é importante se projetar na velhice para visualizar qual o tipo de previdência deve-se ter.

Acesse nossas redes sociais e tenha conteúdos exclusivos!

Informativo de Setembro de 2014