funpresp

A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo – Funpresp-Exe abre Processo Seletivo Específico (PSE) e público para o cargo comissionado de Gerente de Governança e Planejamento. O salário do cargo é de R$ 21.235,00 + benefícios. 

O processo de seleção é estruturado por meio de análise curricular e avaliações individuais de competências, podendo ser aplicados testes de conhecimento técnico, personalidade e avaliação comportamental.

Os servidores públicos poderão se candidatar ao cargo, sendo a contratação realizada pelo instituto da cessão.

Atribuições principais do cargo:

  • Gerenciar, coordenar e planejar os trabalhos e processos da Presidência da Funpresp-Exe; 
  • Assessorar o diretor-presidente nas tarefas institucionais e naquelas referentes à seguridade e investimentos, atuando inclusive no atendimento às entidades representativas, com foco institucional; 
  • Assessorar o diretor-presidente nas atribuições de supervisionar e coordenar as ações executivas das demais diretorias, assistindo-o na governança da Entidade, em especial na gestão e segurança da informação, no planejamento estratégico e na coordenação de projetos a serem executados; 
  • Coletar informações e responder às solicitações das entidades representativas, dos associados e órgãos reguladores e fiscalizadores; 
  • Interagir com as diversas áreas da Fundação, buscando dar um caráter sistêmico aos esforços de gestão empreendidos e foco nos resultados operacionais; 
  • Acompanhar o cumprimento do calendário de obrigações legais da Fundação, em conformidade com a legislação vigente; 
  • Assessorar os órgãos colegiados (Conselhos Deliberativo e Fiscal, Comitês de Assessoramento Técnico, Comitê de Investimentos, Diretoria Executiva e outros que se fizerem necessários) em suas reuniões e solicitações afins; 
  • Organizar as reuniões dos órgãos colegiados, solicitando a pauta e submetendo-a à aprovação do presidente do colegiado, inscrevendo os assuntos levando-se em consideração um número razoável para aprovações e informando às áreas quando o assunto for incluso em reunião subsequente; 
  • Receber as proposições originais para as reuniões dos órgãos colegiados, solicitando os assuntos e complementações julgadas pertinentes, visando à instrução dos assuntos para deliberação; 
  • Verificar a documentação quanto à completude e aderência aos prazos e padrões definidos, assinaturas, classificando-as quanto à natureza de forma a viabilizar sua apreciação, observando ainda a ordem de entrega e tratamento dos assuntos urgentes; 
  • Visitar os documentos aprovados pelos órgãos colegiados, além de ser responsável pela guarda/preservação do acervo documental da Fundação relacionado aos órgãos colegiados; 
  • Gerir a divulgação das deliberações dos órgãos colegiados, responsabilizando-se pela inclusão de documentos e gerenciando o acesso às informações; 
  • Elaborar calendário anual das reuniões dos órgãos colegiados, informando antecipadamente quando da ocorrência de alterações; 
  • Gerenciar as atividades de formulação e execução do Plano Estratégico da Funpresp-Exe, participando do desenvolvimento, ajustes e aplicação da metodologia de planejamento; desempenhar atividades demandadas pelo planejamento estratégico como: seminários, reuniões de avaliação, divulgação ou revisão do Plano de Ação Anual; 
  • Elaborar estratégias e planos de ação que viabilizem o sucesso do modelo sistêmico a ser implementado por meio da efetivação da política de documentação e gestão da informação; 
  • Acompanhar a normatização dos procedimentos de recebimento, registro, produção, expedição, tramitação, arquivamento, avaliação, consulta e empréstimo de documentos de arquivo; 
  • Definir diretrizes de excelência de governança corporativa, gestão e organização de processos; 
  • Coordenar junto à organização a criação, manutenção e exclusão de políticas e regras de gestão, considerando o posicionamento estratégico da Fundação, exigências e orientações legais e éticas e os dilemas, custos e benefícios resultantes; 
  • Estruturar metodologia de avaliação de custo/benefício do modelo de gestão e seus respectivos mecanismos de enforcement (custos de observação, monitoramento e transação); 
  • Avalizar procedimentos de gestão e processos corporativos e de negócio com a perspectiva do alinhamento estratégico e aderência ao modelo de gestão; 
  • Gerir e atualizar direitos e alçadas de decisão dentro da Fundação; 
  • Estabelecer critérios para definição de nível de transparência de cada tema em relação a cada público-alvo (funcionários, participantes, etc.) que orientem as publicações das informações; 
  • Analisar cenários e riscos estratégicos para reporte à Diretoria Executiva e proposição de ações de mitigação e correção de curso.

O perfil do cargo requer:

  • Formação preferencialmente em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia, Matemática ou áreas afins;
  • Experiência comprovada em Governança, Riscos e Compliance (GRC), Planejamento Estratégico ou Gestão de Projetos;
  • Capacidade de organização, articulação, coordenação, prestação de contas e cumprimento de prazos de demandas internas e externas;
  • Boa comunicação verbal e escrita; e
  • Facilidade de relacionamento interpessoal.

Conhecimentos exigidos:

  • Conhecimento do pacote Office;
  • Domínio da língua portuguesa (redação oficial e ortografia);
  • Legislação sobre previdência complementar.

Desejável:

  • Pós-graduação;
  • Certificação pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS (administradores em geral);
  • Excel avançado.

Os interessados que possuírem perfil compatível com o cargo podem encaminhar o currículo, no período de 23 de junho a 07 de julho de 2020 (terça-feira), para o e-mail gepes.pse@funpresp.com.br, com o assunto “PSE Gerente de Governança e Planejamento”.