funpresp
Os serviços prestados pela Funpresp sofreram alguma alteração?

Diante do avanço da epidemia da Covid-19, a Funpresp adotou, com base em determinação das autoridades sanitárias do DF, o home office para toda a equipe desde 23 de março, sem nenhum prejuízo na efetividade dos serviços. Mesmo com as atividades em sistema de home office, o atendimento aos participantes e patrocinadores segue normalmente por meio do 0800 282 6794, pelo Fale Conosco e pelas redes sociais, seja para tirar dúvidas ou realizar solicitações.

Se o servidor quiser fazer adesão ao plano nesse período, a equipe de representantes também continua atendendo por telefone, e-mail e aplicativos de conversação pela internet, como WhatsApp. Caso prefira, a adesão também pode ser feita pelo site da Funpresp, no menu “Tenho interesse”.

As parcelas dos empréstimos serão suspensas? E o IOF cobrado na operação?

Após decreto nº 10.305/2020, a Funpresp zerou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre empréstimos contratados de 03/04/2020 até 03/07/2020. A medida reduz o custo efetivo total (CET) e torna mais baratas as novas contratações, inclusive as renovações de empréstimos. Para maiores esclarecimentos, veja o regulamento de empréstimos clicando aqui.

A Funpresp está monitorando os impactos da pandemia na economia e, nesse contexto, elabora inovações no empréstimo consignado, como a novação sem carência para os contratos antigos. A suspensão de parcelas não foi necessária até o atual momento.

A cobertura por morte e invalidez estão garantidas em caso de Covid-19?

Sim. A Parcela Adicional de Risco (PAR) oferecida pela Funpresp, por meio da seguradora Mongeral-Aegon, concede a cobertura dos benefícios para os casos de morte e invalidez permanente decorrentes da Covid-19, independentemente da carreira do participante, sem custos extras. Além disso, os participantes Ativo Normal também contam com a proteção do Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários (FCBE) para pensão por morte e benefício de aposentadoria por invalidez permanente.

Como meu plano de benefícios poderá ser impactado?

A Funpresp está monitorando os cenários decorrentes da pandemia da Covid-19. Qualquer mudança legal ou regulatória que possa gerar impactos aos planos de benefícios, como redução e/ou suspensão de contribuição e possibilidade de resgate parcial, será comunicada e amplamente divulgada aos participantes e assistidos.

Em relação aos investimentos, a Funpresp mantém o planejamento previdenciário estabelecido pela Política de Investimentos e persegue, no médio e longo prazo, o índice de referência (IPCA+4% a.a.) dos planos de benefícios e também dos Perfis de Investimentos. Portanto, possíveis flutuações e eventuais perdas no curto prazo não devem ofuscar os retornos de longo prazo.

É possível verificar a alocação alvo dos investimentos através da Política de Investimentos dos planos ExecPrev e LegisPrev no período de 2020 a 2024.

As contribuições poderão ser reduzidas?

A Funpresp está acompanhando as propostas em discussão no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), vinculado ao Ministério da Economia, órgão responsável pela regulação dos planos administrados por entidades de previdência complementar, decorrentes da pandemia da Covid-19. Caso venham a ser aprovadas medidas legais pelo Congresso Nacional ou medidas regulatórias pelo CNPC que possam impactar na Entidade e nos seus planos previdenciários, a Funpresp, observadas as regras de governança e transparência, adotará a melhor solução possível para os participantes e assistidos, e divulgando-a amplamente.

Um possível crescimento negativo do Brasil, causado pela pandemia do novo coronavírus, pode afetar a rentabilidade do meu perfil?

A Funpresp trabalha, como investidor institucional de longo prazo, para que os investimentos obtenham no horizonte de tempo de acumulação, o índice de referência dos planos de benefícios (IPCA+4,0% a.a.). Faz parte da missão da Entidade, por meio de uma gestão especializada, o acompanhamento sistemático das variações do desempenho dos ativos financeiros que compõem as carteiras de investimentos e a busca por rendimentos condizentes com as características de cada perfil.

Por mais que cada perfil de investimentos tenha sido desenhado com diferentes níveis de risco e rentabilidade esperada, a Carteira Preservação está presente nos quatros perfis, podendo variar na sua composição de 55% até 100% com ativos financeiros mais aderentes ao índice de referência dos planos de benefícios (títulos públicos federais, títulos privados, operações de empréstimos consignados). A carteira é composta atualmente por 93% por títulos públicos federais, numa estratégia conservadora da Funpresp, para reduzir a flutuação da reserva previdenciária do participante.

Desse modo, por mais que o participante possa estar alocado no Perfil 1, por exemplo, que tem exposição à Carteira Performance, mais da metade dos ativos se encontra na Carteira Preservação, diminuindo eventuais impactos negativos. Vale lembrar também que, quanto maior for o tempo restante de acumulação da reserva previdenciária, menos as perdas de curto prazo são relevantes para o longo prazo. Ou seja, há também a possibilidade de flutuação positiva para quem escolheu o Perfil 1. Pelo “Ciclo de Vida”, o Perfil 1 é destinado aos participantes de até 40 anos, que ainda possuem um longo tempo de acumulação até a aposentadoria.

Quais medidas a Funpresp vai tomar/está tomando para minimizar os impactos negativos do mercado financeiro na rentabilidade do plano?

Desde o fim de 2019, quando a pandemia começou a abalar o mercado financeiro mundial, a Funpresp já começou a atuar com foco na prevenção aos impactos negativos da crise financeira na rentabilidade dos planos de benefício da Fundação.

Antes da pandemia, a Entidade vinha ampliando a sua alocação em ativos de curto prazo e não suscetíveis às oscilações de mercado para se adequar aos Perfis de Investimentos. Isso permitiu que a Funpresp aportasse, por exemplo, R$ 240 milhões em títulos públicos federais de longo prazo com taxas superiores a 5% a.a. (NTN-B 2055). A Fundação também comprou outros ativos a preços muito baixos, como cotas de fundos de ações com índice da bolsa (Ibovespa) abaixo de 70 mil pontos, fortalecendo sua posição de investidor de longo prazo. Além disso, foram adquiridas cotas de fundos de investimento no exterior, o que contribui para a diversificação dos riscos a que estão expostos os investimentos da Fundação.

Ressaltamos que perdas momentâneas causadas por oscilações do mercado financeiro não ofuscam a projeção de ganhos no longo prazo, que são o objetivo principal dos investimentos realizados pela Fundação.

A Funpresp está monitorando os impactos da pandemia tanto na economia quanto nas relações de trabalho no serviço público. Caso seja necessária a adoção de medidas emergenciais, a Funpresp atuará rapidamente no interesse dos participantes e assistidos e divulgará de forma transparente as ações adotadas.

Quero aderir à Funpresp. Quais dados preciso fornecer ao representante?

Durante o processo de adesão não presencial, o representante da Funpresp preenche um formulário com dados pessoais do servidor. São solicitados:

• Nome completo

• Identificação Única (Sigepe)

• Órgão patrocinador

• Data de nascimento

• CPF

• Sexo

• Identidade/Órgão Expedidor/UF

• Data de expedição

• Estado civil

• Naturalidade

• Nacionalidade

• Filiação (mãe/pai)

• Nome do cônjuge/companheiro

• Endereço completo

• Bairro

• Cidade

• CEP

• UF

• Telefone para contato

• E-mail (trabalho/pessoal)

• Data de entrada em exercício no patrocinador

• Cargo efetivo

• Declaração Pessoal de Saúde (caso contrate a PAR)

Ao finalizar o preenchimento do formulário de adesão digital, um token (numérico) é enviado ao servidor, por mensagem de texto (SMS) ou por e-mail. Esse token deverá ser informado ao representante para que a adesão possa ser concluída. Finalizado esse processo, o servidor receberá pelo e-mail informado o seu formulário de adesão preenchido.

Os contatos dos representantes podem ser encontrados aqui.