funpresp

A Funpresp publicou o Plano de Integridade 2022-2023, recentemente aprovado pela Diretoria-Executiva. A segunda edição do documento reforça o compromisso firmado pela Funpresp, desde 2020, e consolida diversas ações e mecanismos que atuam para a prevenção de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos.

As medidas definidas no Plano formam uma base consistente para atuação da Funpresp nos próximos dois anos e encontram-se alinhadas às diretrizes da Política de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos, ao Código de Ética e de Conduta e às normas emanadas pelo Ministério da Economia sobre o tema, órgão ao qual a Fundação está vinculada.

Para o gerente de Conformidade e Controles Internos da Fundação, Rafael Liberal, a divulgação do Plano de Integridade reforça a transparência e o compromisso assumidos, desde 2020, pela Funpresp, que consiste em disseminar a cultura de integridade revestida por elevados padrões de integridade, ética e conduta, atenuando possíveis riscos.

Clique aqui e confira a íntegra do Plano de Integridade 2022-2023

Plano de Integridade 2020-2021

O Plano de Integridade 2020-2021, aprovado pela Diretoria-Executiva por meio da Resolução n° 1.539, de 2020, estabeleceu 29 atividades voltadas para a manutenção e ampliação de uma cultura sustentável de ética e integridade promovidas ao longo do biênio. Dessas atividades, quase a totalidade das ações estabelecidas foram concluídas. “Os esforços em conjunto de todas as instâncias de integridade e das demais gerências fez com que superássemos a meta de 80%”, apontou Liberal.

Dentre as atividades alcançadas, destacam-se: atualização da Política de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos; desenvolvimento de Cartilha ao Assédio Moral; elaboração da Política de Privacidade e de Proteção de Dados; definição de metodologia para gerenciamento de riscos; Pesquisa de Clima Organizacional com perguntas afetas à integridade; desenvolvimento de normativos relacionados à prevenção a crimes de lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo; entre outras.