funpresp

Em novo episódio do Podcast Funpresp, a planejadora financeira Marcia Dessen fala sobre como definir objetivos de vida ajuda na hora de organizar as finanças. “Planejar a vida, depois as finanças” resulta em um planejamento financeiro mais focado e eficiente, ensina a consultora. 

Em conversa, Dessen recomenda que o planejamento financeiro comece pela elaboração de um orçamento, mas explica que ele não deve se limitar aos números:  

“Não se trata somente de um exercício numérico para que a soma das despesas não exceda o valor das receitas. Mais do que fechar o mês com um saldo positivo, é preciso avaliar se o dinheiro está sendo direcionado para realizar os nossos sonhos e para atingir uma situação financeira sustentável”, afirmou. 

Ao comentar sobre aposentadoria, Dessen explica que investir em um plano de previdência ajuda a ter disciplina e a separar o dinheiro do presente daquele destinado ao futuro. A planejadora financeira também recomendou os planos previdenciários como meios de acumular renda ao longo dos anos:  

“Se o custo de investir for justo e adequado, os planos previdenciários são uma forma muito boa de acumular patrimônio, e quanto mais cedo as pessoas começarem a poupar para o futuro, melhor. Quanto maior puder ser o valor dos aportes, menor será o esforço para acumular dinheiro suficiente para prover o nosso futuro”, explicou. 

A conversa foi conduzida pelos jornalistas Luciana Cobucci e Fernando Morais. A edição de som do episódio foi feita por Max Vieira. 

Este episódio completo e os anteriores podem ser acessados nas plataformas SpotifyDeezerApple Podcasts e Castbox. O acesso pelo navegador pode ser feito pelo Anchor, ou Google Podcasts. Para acompanhar as atualizações, basta clicar no nome da plataforma de sua preferência, se inscrever e seguir o podcast. 

Participe – Tem alguma dúvida ou sugestão de tema para os próximos episódios do podcast? Envie para: faleconosco@funpresp.com.br ou pelas nossas redes sociais.