funpresp

*Atualizada em 18/03/2020, com informações sobre a discriminação por tipo de perfil

Com a implantação dos Perfis de Investimentos, o participante vai notar uma pequena alteração em seu extrato. Agora, é possível visualizar uma nova linha que marca o início da alocação em um dos quatro perfis. Neste primeiro momento, desde 1º de janeiro de 2020, todos os participantes tiveram suas reservas alocadas no perfil correspondente ao “Ciclo de Vida”, de acordo com a sua faixa etária, e já podem conferir essa informação no extrato.

Caso o participante solicite mudança de perfil, outra linha marcando a escolha aparecerá no extrato quando a alteração for processada, o que pode ocorrer em até 60 dias após o fim do prazo para escolha.

Como é possível observar no exemplo abaixo, a linha que marca o perfil de investimentos aparece tanto para os valores aportados pelo participante quanto pelo patrocinador (nesse último caso, apenas para o Ativo Normal).

Extrato 1


Se o participante tiver outras contas, como as referentes às contribuições facultativas, alternativas e portabilidade, haverá uma linha para cada saldo.

É importante reforçar que, na linha que informa a troca de perfis, o valor que aparece discriminado como “Valor da Contribuição” trata-se do saldo total de cada conta aplicada dentro do perfil de investimentos.

Extrato 2


Na coluna “Histórico”, ao clicar em “Troca de Perfis de Investimentos”, será possível observar o detalhamento da compra e venda de cotas de um perfil para o outro. Como esta é a primeira alocação em um perfil, o valor das cotas na compra e na venda é igual.

Outra mudança é que, desde a competência dezembro/2019, recolhida em janeiro, as contribuições vêm discriminadas pelo tipo do perfil do participante (1, 2, 3 ou 4). Até o final de abril, com a efetiva operacionalização de perfil para quem optou pela troca (não sendo alocado no Ciclo de Vida), o extrato vai conter a cota referente ao perfil escolhido.

Atenção às datas

Até 29/02/2020, para aqueles que já eram participantes até 31/12/2019, foi possível realizar alteração do Perfil de Investimentos definido pelo Ciclo de Vida pela Sala do Participante ou pelo app da Funpresp.

Para aqueles que aderiram aos planos a partir de 01/01/2020, o prazo para mudança vai até o último dia útil do mês subsequente à data de filiação. Por exemplo: um servidor com data de adesão em 07/02/2020 pode realizar a mudança até 31/03/2020 (último dia útil do mês seguinte ao da filiação).

Aqueles que tiveram inscrição automática a partir de 03/11/2019 ou em 2020 têm até o último dia útil do mês subsequente ao 91º dia da data de filiação para alterar o perfil. Por exemplo, um servidor que aderiu em 12/12/2019 terá até 30 de abril de 2020 para escolher (o 91º dia é 12 de março).

Futuras alterações de perfil de investimentos poderão ser realizadas a cada mês de aniversário do participante a partir de 2021, também pela área restrita do portal do Fundação. Um participante não poderá alterar o perfil mais de uma vez no mesmo ano.

Caso o participante escolha pela alteração, a opção será refletida no extrato em até 60 dias do final do prazo de escolha. Nesse caso, o participante visualizará outras linhas em seu extrato, indicando a “compra” e “venda” de cotas de um perfil para o outro, para cada conta que tiver.