funpresp

Gestores e conselheiro da Funpresp participaram, nessa quinta-feira (1º/10), de uma live realizada pela Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) para falar sobre a Fundação e a previdência complementar, de maneira geral. Os convidados para debater o tema foram o diretor de Seguridade da Funpresp, Cícero Dias; a gerente jurídica da Entidade, Carina Bellini Cancella; e o representante dos participantes no Conselho Deliberativo da Fundação, Daniel Pulino. A mediação foi feita pelo presidente da Anafe, Marcelino Rodrigues.

Confira na íntegra o bate-papo sobre previdência complementar realizado pela Anafe

Entre os temas abordados na live, a política de investimentos frente à crise econômica e sanitária provocada pelo coronavírus. Sobre o assunto, Cícero Dias explicou como funciona a política de aplicação dos recursos na Entidade e o índice de referência do portfólio (IPCA + 4%a.a.) e afirmou, ainda, que a Funpresp aprofundou a diversificação de suas carteiras durante a pandemia.

Carina Bellini Cancella, a gerente jurídica, explicou o contexto da Reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103/2019) e como ela mudou a realidade dos servidores e dos fundos de pensão, já que abre a possibilidade para que entidades abertas e fechadas administrem os planos de previdência complementar de Estados e Municípios. Daniel Pulino, conselheiro da Fundação, elencou as várias vantagens para os participantes da Funpresp, entre elas: a contribuição paritária da União, a alocação dos recursos numa conta individual do servidor, a proteção mutualista, os institutos previdenciários, a governança compartilhada e a possibilidade de dedução fiscal dos aportes feitos à Entidade.