funpresp

A Funpresp foi uma das entidades selecionadas para o ‘Hupp!’, o 1º hub de inovação de Previdência Complementar, promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), pela empresa Conecta Soluções Associativas e pela consultoria LM Ventures. A iniciativa, com duração de 9 meses, busca reunir Entidades e startups, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de negócios, novos produtos e soluções inovadoras para os fundos de pensão.

“É um projeto bem inovador em que poderemos criar vínculo com startups de mercado e com outras entidades de previdência complementar a fim de desenvolver soluções inovadoras que melhorem a vida do participante”, contou o gerente de Estatística e Desenvolvimento de Produtos da Funpresp, Alexandre de Abreu.

Após o diagnóstico das necessidades, o hub vai se dedicar a desenvolver soluções em diversas áreas das entidades selecionadas, como novos produtos digitais, inteligência artificial, big data, segurança da informação, otimização de tempo, simplicidade, usabilidade, entre outros.

As 10 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC’s) escolhidas, por meio de processo seletivo, foram: Funpresp-Exe; Mais Futuro; BRF Previdência; Previ; OABPrev-MG; Valia; Previnorte; Viva Previdência; Capef e PrevBosch. Além das EFPC’s, também foram selecionadas 15 startups para o programa.

A Funpresp tem buscado inovar e melhorar cada vez mais o serviço ofertado ao participante. Com a mudança na estrutura organizacional da Fundação, implantada em fevereiro de 2020 e definida no planejamento estratégico 2020-2024, foi criada, por exemplo, a nova Gerência de Estatística e Desenvolvimento de Produtos, composta pelo Laboratório de Inovação Previdenciária e pela Coordenação de Estatística e Informações Previdenciárias.

O que é um hub de inovação?

O termo hub de inovação significa, em linhas gerais, centro de inovação. Trata-se de um espaço voltado para a geração de negócios. Reúne startups além de médias e grandes empresas. Os hubs são centros de convergência, ambientes em que startups e empresas com alto poder de crescimento se concentram com o intuito de promover a inovação, gerar insights e criar serviços e produtos transformadores.