funpresp

O diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena, participou nesta quinta-feira (24/06) do Seminário Previdência Complementar em Debate, em painel com tema “Operações entre planos e entidades de previdência complementar”. O evento foi realizado de forma virtual pelo IPCOM (Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar) e contou com mais de 600 inscritos. 

Além de discutir a abordagem econômica do assunto, Pena também tratou sobre o âmbito legal/legislativo dessas operações, destacando que a competição com as Entidades Abertas de Previdência Complementar (bancos e seguradoras) pode ser saudável se feita de forma equilibrada. 

“Eu diria que o setor de previdência complementar para servidores públicos não precisa ter receio da competição com entidades abertas, porque ela é saudável se for feita de forma equitativa. É claro que estamos falando de entidades sem fins lucrativos contra outras que visam lucro e que por natureza têm um poder financeiro maior, como no caso dos bancos e das seguradoras. Só que, falando de Funpresp, a gente também tem os nossos diferenciais, sobretudo por já prestar esse serviço, ter identificação com os servidores públicos e por ter uma governança fortificada, o que favorece o principal interessado, que é o participante”, explica o diretor-presidente.