funpresp

Funpresp integra webinar sobre economia comportamental

O diretor de Seguridade da Funpresp, Cícero Dias, participou nesta quarta-feira (12) do webinar “A economia comportamental e sua utilização a favor da previdência privada”. O encontro online foi promovido pela subsecretaria do Regime de Previdência Complementar (SURPC) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (Seprt) do Ministério da Economia e teve como objetivo disseminar os principais conceitos das ciências comportamentais e sua utilização a favor da previdência complementar.

Na ocasião, Cícero destacou o trabalho que tem sido feito pela Funpresp nos últimos anos voltado para a temática do evento. “Nossa atuação está sendo fundamentado na economia comportamental, saímos de um foco no participante e apostamos no foco do participante. Temos tentado informar e educar para que as pessoas planejem a sua aposentadoria, mitigando essas questões comportamentais”.

O novo programa de cashback da Funpresp, que mostra que a Fundação está atenta às mudanças e inovações no mercado de previdência privada, também foi um assunto abordado pelo diretor na apresentação.

A iniciativa funciona da seguinte forma: o participante da Funpresp faz um rápido cadastro na plataforma Prev4u, parceira da Fundação no projeto, e já tem acesso às lojas parceiras do programa. Ao realizar uma compra, um percentual é revertido em favor do participante. Ao completar o valor mínimo de R$ 30,00, o montante será transferido para a conta individual dele. Uma página especial no portal da Funpresp, também foi criada com o passo a passo do processo.

“São produtos que o participante já consome no dia a dia, mas que agora viram contribuições para as reservas de previdência, a receptividade dos participantes tem sido muita positiva. Nosso objetivo é fazer com que o participante se lembre sempre da Funpresp em todos os momentos de sua vida”, ressaltou Cícero.

O palestrante Diego Valero, diretor do Global Pension Program do BID e professor da Escola de Economia de Londres e presidente do grupo Novaster, falou um pouco sobre como o cérebro reage as ideias de poupança.

“Todos nós estamos convencidos que temos que poupar, mas sempre deixamos para amanhã. Esse pensamento é o grande inimigo dos processos de poupança. No ponto de vista da economia comportamental o nosso cérebro entende a previdência como uma perda”, esclareceu ele lembrando que as entidades precisam tomar estratégias para reverter esse pensamento.

Ao longo do evento também foi lançado o Guia “A Economia Comportamental a favor da Previdência Privada – Um guia para Entidades de Previdência Privada e Seguradoras”. A publicação foi elaborada para motivar os agentes do segmento de previdência complementar a fazerem uso das ciências comportamentais com vistas a aumentar a atração e retenção de participantes.

“Para dar vida ao Guia, buscamos inspirações em outros países para os modelos de extrato do participante e formulário de adesão. O documento propõe uma comunicação mais próxima e eficiente com o participante, por meio de estratégias simples como uso de termos mais compreensíveis e apresentação das diversas possibilidades que ele tem para melhorar sua aposentadora”, explicou o coordenador-geral de Estudos Técnicos e Análise Conjuntural da SURPC, Mauricio Dias Leister.

Clique aqui para acessar o Guia completo.

Além da apresentação dos palestrantes, o webinar contou com a participação de Luis Ricardo Marcondes Martins, diretor-presidente da Abrapp; Narlon Gutierre Nogueira, secretário de Previdência, do Ministério da Economia e Paulo Fontoura Valle, subsecretário do Regime de Previdência Complementar, do Ministério da Economia. Assista aqui o evento completo.