funpresp

Mais de 86 mil servidores escolheram a Funpresp para cuidar do futuro deles e de suas famílias. Na Fundação temos servidores públicos trabalhando em diversas áreas, no Conselho Deliberativo, diretoria executiva, gerências e coordenações, sempre comprometidos com a gestão da poupança previdenciária de todos. Hoje, Dia do Servidor, e durante toda essa semana dedicada ao Servidor Público, estivemos presentes em diversos eventos que promoveram reflexão, bem-estar e integração.

No domingo, 24/10, a Funpresp apoiou a III Corrida do Ministério da Economia, realizada na Esplanada do Ministérios, em Brasília (DF) e também em formato online com servidores de todo o Brasil. “Iniciativas como essa, que promovem a saúde e a longevidade do servidor público, estão relacionadas com o nosso propósito que é levar proteção previdenciária ao servidor e sua família, por isso estamos aqui”, disse o diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena, que também correu os 10 km da prova de rua.

O diretor de Seguridade, Cícero Dias, convidou os servidores a refletir sobre as decisões tomadas no presente e seu impacto no futuro. Ele foi um dos palestrantes no painel sobre Educação Financeira e Previdenciária, promovido pelo Ministério da Economia, na segunda-feira (25/10). “O que eu tenho que fazer durante meu ciclo de vida financeira para poder aproveitar a minha aposentadoria? É preciso calibrar a possibilidade dos meus ativos acumulados não se esgotarem antes da minha própria vida”, ensinou. “Quanto menos tempo de acumulação o servidor tiver, mas recurso terá que juntar para ter uma renda mais próxima da atual quando se aposentar”.

No mesmo dia pela manhã, houve um debate sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com Rodrigo Azevedo e Cristina Araújo Santana, coordenadora de Compliance da Funpresp, que faz parte do Grupo de Trabalho sobre a LGPD na Fundação. “A LGPD traz uma mudança cultural para a sociedade. Nós vivemos na sociedade da informação e portanto a informação tem valor. Eu vejo que ainda não faz parte da cultura do brasileiro a questão da proteção de dados”, destacou Cristina.

Seguindo as comemorações da Semana do Servidor, na terça-feira (26/10), o tema foi a Comunicação não-violenta e vulnerável. O encontro foi um dos mais assistidos ao vivo e contou com a participação de Carol Portilho e a gerente de Comunicação e Relacionamento da Funpresp, Patrícia Laurentino de Mesquita. Ao público do evento, ela deixou a reflexão: “Como é que nós estamos nos comunicando de maneira empática, não violenta, gerando experiências positivas com o nosso público que é o cidadão?”

O diretor de Administração da Fundação, Cleiton Araújo, participou da palestra sobre Antifragilidade e resiliência: habilidades de superação para desenvolver resultados, proferida pelo psicólogo especialista em comportamento humano Rafael Nunes, na qurata-feia (26/10).

Cleiton Araújo avaliou as alterações sofridas no mundo do trabalho e a repercussão para o serviço público. “Nos últimos dois anos, as mudanças ocorreram com muita força no serviço público. Ainda estamos diante de uma verdadeira revolução digital nas empresas, na forma de produzir, na forma de se relacionar e isso também acontece no serviço público. Eu acho que o serviço público foi posto à prova e a capacidade de resposta surpreendentemente tem sido positiva”, reforçou.

O encerramento das atividades da Semana do Servidor do Ministério da Economia aconteceu nesta quinta-feira (28/10), com a cerimônia oficial do Prêmio de Reconhecimento Profissional 2021, que homenageou servidores de todo o pais. “O Prêmio foi uma justa homenagem a vários agraciados em diversas categorias que, na verdade, representam uma legião de pessoas em todo país que se empenham em entregar serviços públicos para toda a sociedade com dedicação, trabalho e espírito público. A FUNPRESP se faz presente porque também acredita em ideias inovadoras e na capacidade dos servidores em promover mudanças que impactam positivamente a realidade. Cada servidor contribui com a tarefa inadiável de transformar continuamente a ação do Estado nas mais diversas áreas e esse evento é uma forma de valorizar e inspirar pelo exemplo todos os servidores a bem cumprirem seu papel, superar as dificuldades e propor soluções”, comemorou Cleiton Araújo, que esteve presente na cerimônia.