funpresp

Processo definido pelo estatuto da Entidade definirá os novos dirigentes. Os atuais mandatos se encerram em novembro

A Funpresp divulgou, nesta quinta-feira (21/10), edital de abertura de processo seletivo para escolha do diretor-presidente e do diretor de Investimentos da Fundação. As inscrições estarão abertas de 21 de outubro a 03 de novembro. Poderão participar exclusivamente servidores públicos que sejam participantes da Funpresp e que estejam contribuindo  há pelo menos 36 meses em um dos planos de benefícios. 

Os atuais diretores: Ricardo Pena – Presidência, e Tiago Dahdah – Investimentos, encerram seus terceiro e segundo mandatos, respectivamente, em 29 de novembro. O  Estatuto da Funpresp determina que a escolha dos novos membros da Diretoria Executiva será realizada por meio de processo seletivo. O processo de seleção prevê análise curricular e avaliações individuais de competências, podendo ser aplicados testes de conhecimento técnico avançado e avaliação comportamental, sendo necessária certificação comprovada em áreas com afinidade ao respectivo cargo no momento da posse. Uma empresa especializada em seleção de executivos foi contratada, por meio de licitação, exclusivamente para este fim.

A remuneração bruta é de R$38.929,00 para diretor-presidente e R$ 36.983,00 para diretor de Investimentos, além de benefícios, com jornada de 40 horas semanais e regime de dedicação integral.

O Conselho Deliberativo fixou o mandato dos atuais diretores por meio da Resolução 420/2021. O Estatuto prevê que o mandato dos membros da Diretoria Executiva deve ser de quatro anos, permitindo uma recondução, e que deve coincidir com o mandato dos membros dos órgãos colegiados. O vencimento dos mandatos dos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal é no dia 29 de novembro de 2021, fixando, portanto, os mandatos dos membros dos órgãos colegiados estatutários da Fundação nesta data. Havia a possibilidade de solicitação de recondução, que foi concedida aos diretores que a pleitearam: Cícero Dias – Seguridade, por mais dois anos, e Cleiton dos Santos Araújo – Administração, por mais quatro anos.

Marcelo de Siqueira Freitas, presidente do Conselho Deliberativo, agradeceu a importante contribuição dos diretores Ricardo Pena e Tiago Dahdah para a consolidação da Funpresp e ressaltou as inovações do Estatuto, que permitem um processo seletivo participativo e transparente, e ao mesmo tempo com rigor técnico e independência na escolha dos diretores. “O presidente Ricardo Pena foi a escolha ideal para a implantação da Fundação, por seu perfil voltado para a entrega de resultados relevantes e a organização de processos estruturantes, e um dos maiores responsáveis pela sua consolidação, além do principal fiador, em conjunto com o diretor Tiago Dahdah, da segurança na gestão do patrimônio dos participantes e assistidos da Funpresp”

Presidente e diretor de Investimento destacam conquistas

O diretor-presidente, Ricardo Pena, registrou as conquistas que acompanhou desde a criação da Fundação, em 2012, e comemorou a trajetória de sucesso que marcou sua passagem pela Fundação. “Destaco, entre tantas conquistas nesses 9 anos de Fundação, a adesão automática em 2015, a migração do regime previdenciário, a oferta dos perfis de investimentos com ciclo de vida, a montagem da carteira de consignados, a redução da taxa de carregamento, o fortalecimento da transparência e governança com o novo Estatuto em 2020 e a modernização e flexibilização do Regulamento do plano de benefícios em 2021.” 

O diretor de Investimentos, Tiago Dahdah relembrou sua trajetória e os avanços alcançados na área de investimentos. “O objetivo principal sempre foi a consistência nos resultados, e a restrição imposta era manter o baixo custo da gestão dos investimentos. Isso contribuiu tanto para a redução da taxa de carregamento, quanto para o equilíbrio administrativo da Funpresp. O desempenho nesse período superou as expectativas e pôde-se, também, inovar, por meio da oferta de novos produtos financeiros aos participantes, tais como o empréstimo consignado, os perfis de investimentos e uma estrutura de investimento diversificada.” 

Veja a íntegra das declarações de saída:

Diretor-presidente Ricardo Pena
Diretor de Investimentos Tiago Dahdah

Processo Seletivo

Os editais para os dois cargos e o Estatuto da Funpresp preveem que os candidatos deverão, obrigatoriamente:

1. Ter formação de nível superior completa;

2. Comprovar experiência no exercício de atividade na área financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria;

3. Não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado;

4. Não ter sofrido penalidade administrativa por infração da legislação da seguridade social, inclusive da previdência complementar ou como servidor público;

5. Ser participante ou assistido de algum dos planos administrados pela Funpresp, tendo reunido, no mínimo, trinta e seis contribuições mensais;

6. Não ter exercido atividades político-partidárias em período inferior a 2 (dois) anos antes da data nomeação;

7. Não ter firmado contratos ou parcerias, como fornecedor, comprador, demandante ou ofertante de bens e serviços de qualquer natureza, com a Funpresp ou com algum de seus patrocinadores, em período inferior a 2 (dois) anos antes da data da nomeação;

8. Ter reputação ilibada;

9. Não integrar concomitantemente outro órgão estatutário da Funpresp;

10. Não exercer simultaneamente mandato em órgãos colegiados de quaisquer empresas e coligadas dos patrocinadores que prestem serviços à Funpresp ou que tenham prestado nos três anos anteriores à posse no cargo;

11. O servidor público deve possuir experiência em cargos de gestão;

12. Capacidade técnica e gerencial, verificando conhecimentos em: visão estratégica, sistêmica e de longo prazo, conhecimento das melhores práticas de governança e conhecimentos da legislação aplicável às funções do cargo;

13. Certificado emitido por instituição certificadora reconhecida pela PREVIC no momento da posse.

O perfil desejado inclui características como iniciativa, resiliência, liderança, capacidade de inovação e habilidade no processo decisório.

Os interessados que atenderem às condições estabelecidas nos editais e possuírem perfil compatível com os cargos deverão encaminhar o currículo no período de 21 de outubro a 03 de novembro de 2021 (quarta-feira), até às 23h, por meio dos formulários cujos links seguem abaixo:

Diretor-presidente: Formulário de inscrição
Diretor de Investimentos: Formulário de inscrição

Confira os editais completos para cada um dos cargos

Diretor-presidente
Diretor de Investimentos