funpresp

A partir de 29 de novembro de 2021 encerro meu terceiro mandato e minha trajetória na Funpresp-Exe. 

Foram nove anos de muito trabalho, compromisso e dedicação. Foram muitas realizações das quais me orgulho e divido com tantos colegas com os quais tive o privilégio de trabalhar. Desde a elaboração e tramitação da Lei de criação da Funpresp, em 2012, a implementação da Entidadeo funcionamento e desenvolvimento da previdência complementar para os servidores públicos do Poder Executivo e Legislativo Federal. Uma transformação de enorme relevância para os servidores públicos e para o país. 

Destaco, entre tantas conquistas, algumas inovadoras, a adesão automática em 2015, a migração do regime previdenciário, a oferta dos perfis de investimentos com ciclo de vida, a montagem da carteira de consignados, a redução da taxa de carregamento, o fortalecimento da transparência e governança com o novo Estatuto em 2019 e a modernização e flexibilização do Regulamento do plano de benefícios em 2021. 

Agradeço o apoio e confiança dos 185 patrocinadores, dos 105 mil participantes, dos 200 assistidos, dos 140 colaboradores, dos membros dos 14 colegiados e dos meus colegas diretores, que ajudei a edificar, a partir do zero, a Funpresp, agora pujante, com arrecadação previdenciária anual de R$ 1,3 bilhões, taxa de adesão em 92%, patrimônio financeiro de R$ 4,6 bilhões e rentabilidade média anual de 10,72%. 

Agora, como participante, desejo vida longa à Funpresp, com a convicção de que a Fundação permanecerá firme na missão a qual nos dedicamos nesses anos: zelar pela segurança e prosperidade do servidor e sua família, hoje e amanhã. 

Brasília, 21 de outubro de 2021.

RICARDO PENA
Diretor-presidente
Funpresp-Exe