funpresp

Nos meses de junho e julho, os servidores federais dos poderes Legislativo e Executivo recebem, respectivamente, metade do pagamento da gratificação natalina (13º salário). Esta é uma oportunidade para amortizar eventuais dívidas ou demais obrigações, que podem ter se acumulado devido à situação de pandemia do novo coronavírus, que trouxe consequências também financeiras para todos. Para quem está com as contas em dia, esta pode ser uma oportunidade de aumentar sua reserva individual e, assim, o seu benefício no futuro.

Embora não tenha contrapartida do patrocinador, sobre a contribuição facultativa não há taxa de carregamento, ou seja, 100% do dinheiro depositado pelo participante vai para a reserva individual. Além disso, é possível deduzir o valor aportado do Imposto de Renda do próximo ano e também aumentar a base para, eventualmente, contratar um empréstimo consignado junto à Fundação. Esse produto, exclusivo para participantes, conta com taxas bem mais baixas que as praticadas no mercado e leva em consideração o total da reserva acumulada na Funpresp para determinar o valor máximo do empréstimo. Saiba mais aqui.

A novidade é que, com a mudança dos regulamentos dos planos de benefícios em março deste ano, o participante passou a ter flexibilidade no acesso ao montante formado pelas contribuições extras. Por meio do Benefício Previdenciário Temporário (BPT), o participante pode sacar esses valores a qualquer tempo, de acordo com o Artigo 26-A dos regulamentos dos planos ExecPrev e LegisPrev. Assim, ao fazer uma contribuição facultativa, há um aumento dessa reserva específica, que resultará em um BPT maior se o participante fizer esta opção.

Para fazer qualquer aporte extraordinário, basta acessar a Sala do Participante, no menu “Solicitações” e, em seguida, clicar no item “Solicitar Contribuição Facultativa”. É possível requerer tanto uma contribuição facultativa mensal (descontada mensalmente no contracheque), quanto a contribuição facultativa esporádica (a ser paga apenas um vez, por meio de boleto bancário). Em caso de dúvidas, o servidor pode procurar a Funpresp pelo Fale Conosco ou pelo 0800 282 6794.